FacebookRSS feed

Agrotec

Raças produzidas em Portugal: A Limousine

A raça Limousine é uma raça bovina mediterrânica, originária de França, com registos desde o século XVII, caracterizada por animais castanhos flavos de corpulência média, dóceis e rústicos com exuberante musculatura, associada às raízes desta raça, uma vez que eram animais de trabalho melhorados ao longo de séculos.

Raça Limousine

Por: Associação Portuguesa de Criadores de Limousine

Geneticamente, a raça Limousine tem ainda a característica intrínseca de partos fáceis sendo, há já alguns anos, a raça de carne com maior número de machos puros certificados em atividade em Portugal (52% em 2014) e uma cotação de mercado dos animais cruzados Limousine acima da média.

As vacas adultas apresentam um peso vivo entre 700kg e 900kg e os touros têm, em média, um peso vivo entre 900kg e 1400kg.

Subdividem-se em três tipos: “Elevage” (Animais que apresentam um desenvolvimento esquelético superior ao desenvolvimento muscular, sendo no geral de crescimento mais tardio, e resultando em animais genericamente mais altos); tipo “Boucherie” (Animais que apresentam um desenvolvimento muscular superior ao desenvolvimento esquelético, sendo no geral de crescimento mais precoce, resultando em animais genericamente mais baixos, mas mais largos e cárnicos); tipo “Mixte” (Animais que apresentam um desenvolvimento esquelético semelhante ao desenvolvimento muscular, onde se identificam a maioria dos animais da raça, conjugando as características dos Elevage e dos Boucherie).

O tronco é longo, com peito largo, costado largo e profundo e bacias exuberantes ao nível dos ísquions e trocanters. O pescoço e cabeça curtos e a fronte e focinho são largos. As nádegas dos animais desta raça são espessas, bem descidas e arredondadas, com um dianteiro bem musculado e lombo largo, uma linha sacro coccígea e ancas pouco salientes. A pelagem é castanha flava, mais clara nas extremidades e no ventre, e as auréolas mais claras à volta dos olhos e no focinho, sendo a pele de couro fino e flexível.

Entre as qualidades da raça destacam-se: 

  • Facilidade de parto;

  • Qualidades maternais e leiteiras;

  • Elevada fertilidade;

  • Grande docilidade;

  • Rápido crescimento – valores de ganho médio diário superior a um quilo por dia;

  • Elevada rusticidade;

  • Transmissão de genética melhoradora;

  • Parceiro ideal em cruzamento;

  • Elevado rendimento de carcaça, em especial

  • de carne de qualidade superior;

  • Carne de excelente qualidade, tenra e suculenta.

Em 2004 a ACL promoveu uma alteração substancial em termos de certificação, implementando a obrigatoriedade de uma segunda observação nos machos de classificação mais alta, realizando, na mesma altura, a alteração das antigas classificações por novas denominações, mais intuitivas e esclarecedoras. Assim, os machos Limousine passaram a ser classificados em Ouro, Prata e Bronze, dando um sinal claro ao sector da bovinicultura no sentido de que na raça Limousine não há informação escondida ou dúbia, e que quem escolhe Limousine sabe o que está a escolher.

A partir de 2010 a ACL iniciou a preparação do processo de diferenciação das fêmeas, que urgia realizar na raça Limousine, tendo sido possível concretizá-lo em 2013. Esta diferenciação das fêmeas Limousine implicou a criação de duas classificações ao desmame, Prata e Bronze, e a obrigatoriedade de uma segunda observação à entrada da idade adulta na qual as fêmeas podem subir um nível classificativo,passando a existir assim, na idade adulta, fêmeas Ouro, Prata e Bronze.

A classificação das fêmeas em conjugação com a classificação dos machos resultou numa determinante modificação na estratégia de seleção Limousine, uma vez que os melhores animais (Ouro) vão seguir o percurso da seleção e os outros seguirão o caminho da multiplicação.

Artigo originalmente publicado na Agrotec 13