FacebookRSS feed

Agrotec

Raças produzidas em Portugal: A Aberdeen-Angus

Crê-se que a raça Aberdeen-Angus, nativa da Escócia, remonta ao gado aborígene que pastava na zona Nordeste do país, que cobria a área dos condados de Aberdeenshire e Angus, daí o seu nome. A maior pressão de selecção da raça acontece na segunda metade do século XIX com o trabalho de três criadores: Hugh Watson, William McCombie e Sir George.

Raça Aberdeen-Angus

Por: Associação de Criadores da Raça Aberdeen-Angus Portugal

Hugh Watson, criador da Keilor no condado de Angus é considerado o “pioneiro”, cujos reprodutores Old Jock 126 e Old Grannie foram os primeiros animais inscritos no Livro Genealógico. William McCombie, criador da Tillyfour, condado de Aberdeen, ficou conhecido como o “melhorador” sendo a sua selecção genética extensamente reconhecida. Sir George Macpherson-Grant, criador da Ballindalloch, condado de Bannf, é considerado o “aperfeiçoador” da raça, tarefa que se dedicou durante 50 anos.

A Aberdeen-Angus, mais frequentemente designada por Angus, é uma raça bovina de aptidão de carne, de médio porte, mocha (i.e. sem cornos), com pelagem preta e apresentando também a variedade vermelha (gene recessivo).

É precoce e rústica adaptando-se facilmente às mais diversas condições edafoclimáticas, reconhecida pela facilidade de parto, capacidade maternal e pela sua longevidade. As vacas atingem a idade da puberdade com cerca de 15 meses e, devido à facilidade de parto, os intervalos entre partos são reduzidos. Em consequência da sua boa conversão alimentar, os bezerros chegam rapidamente ao estado de abate (Peso com 365 dias: entre 340 a 400 kg).

Os animais da raça apresentam um tamanho moderado, que oferece aos animais equilíbrio e um corpo bem balanceado nas quatro pernas e patas, com comprimento adequado e um quarto posterior largo. As vacas adultas apresentam um peso vivo de 571kg (aos 600 dias) e os touros apresentam um peso vivo de 612Kg (aos 600 dias).

A musculatura é suficientemente desenvolvida, mas não em excesso, de modo a não afetar a fertilidade das fêmeas. Num animal acabado, pronto para o abate, as massas musculares devem formar um conjunto de músculos indiferenciados. O lombo é bem largo e os quartos compridos com músculos que desçam até aos curvilhões.

Em relação ao tronco, a linha dorso-lombar reta é nivelada e carnuda e o lombo é musculado. A garupa tem os íliones com boa distância entre si e em relação aos ísquiones e ambos bem arredondados e os quartos posteriores são amplos, de contornos arredondados, devendo a musculatura descer o máximo possível aos curvilhões. A musculatura não é muito proeminente, especialmente nas fêmeas e a inserção da cauda deve estar ao nível do dorso e com bom comprimento.

O perfil da raça é levemente côncavo a recto, com narinas amplas, boca grande e olhos bem separados. As orelhas são de tamanho médio nos machos e grandes nas fêmeas, ligeiramente erectas e bem cobertas de pêlos, com franja na borda interior da orelha. A cabeça é de tamanho médio, levemente alongada e arredondada (machos), mais fina e alongada (fêmeas); Acaracterística mocha é bem pronunciada.

Têm um comprimento médio dos membros e as patas são médias a longas, com ossos fortes, separadas entre si. A pelagem é abundante, curta a média, sedosa e de aspeto musgoso e comaespessura média e de cor preta ou vermelha. Já a pele tem uma espessura moderadamente grossa e elástica.

Entre as qualidades da carne destacam-se:

  • Robustez;

  • Fácil Maneio;

  • Extraordinária adaptação às diversas condições climáticas e ambientais;

  • Capacidade de boa acumulação e distribuição de gordura no tecido intramuscular;

  • Resistência em períodos de seca;

  • Boa índole;

  • Precocidade;

  • Fertilidade e habilidade materna;

  • Cruzamentos com raças de carne e de produção de leite;

  • Alta qualidade da carne.

A qualidade da carne é uma das razões pela qual a raça tem vindo a crescer na sua popularidade. A carne Angus tem esta reputação pela qualidade consistente que apresenta, devido à sua precocidade, o que significa elevada deposição de gordura intramuscular.

A infiltração de gordura na carne (i.e. marmoreado) resulta numa maior satisfação no seu consumo, pelo sabor que encerra e a sucosidade que incita, aliada à sua natural tenrura por se prestar a um arrefecimento da carcaça e maturação adequados.

O rótulo de “a melhor carne do mundo” faz jus à afamada qualidade e torna-a numa “marca” reconhecida em todo mundo. A sua procura tem potenciado uma diversidade de programas de certificação com origem na raça, no qual Portugal também já faz parte, com a Rotulagem Facultativa “Aberdeen-Angus Portugal – Carne Controlada”, cuja gestão é efectuada pela Associação, constituindo assim uma valorização para explorações  de carne e um estímulo à criação e genética da raça.

Artigo originalmente publicado na Agrotec 13