FacebookRSS feed

Agrotec

Rabobank projeta preços mais baixos para soja e milho

sojaMesmo com uma área menor, a expectativa é de grande produção de milho nos Estados Unidos. Os preços da soja e milho tendem a baixar, especialmente no terceiro trimestre deste ano, com expectativa de grande produção americana e reforço de stocks locais. Foi esta a avaliação feita pelo vice-presidente da área de agronegócios do Rabobank nos Estados Unidos, Stephen Nicholson.

De um modo geral, Nicholson reforça o coro dos que acreditam num aumento de área plantada com soja e diminuição da de milho nos Estados Unidos. A diferença está apenas nos números quando se compara com as projeções divulgadas no final de março pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no relatório de intenção de plantio.

“Depende do clima, mas acredito que haverá uma readequação das áreas de soja e milho nos Estados Unidos. Há algum tempo, os agricultores americanos eram mais monocultores, plantando milho e mais milho. Hoje, eles olham mais para os preços e diversificam mais entre a soja e o milho”, explicou o executivo.

Na soja, a projeção é de uma área plantada de 31,77 milhões de hectares, abaixo do calculado pelo USDA (32,98 milhões). Desse total, a área colhida pode ser de 31,36 milhões de hectares. Com base na produtividade estimada, a expectativa é de uma produção à volta de 92,383 milhões de toneladas.

“Nos Estados Unidos, devemos ver um clima normal e rendimentos muito bons, com produção recorde de soja e preços mais baixos à frente”, disse o especialista, para quem as cotações da oleaginosa na bolsa de Chicago devem permanecer entre US$ 11 e US$ 12 por bushel (27,2 Kg).

Ler aqui.