FacebookRSS feed

Agrotec

Quintinha da Su identificado projeto inovador pela RRN

Em São Brás de Alportel encontra-se a “Quintinha da Su”, um projeto familiar de instalação agrícola que, nesta vila do distrito de Faro, tem aberta uma loja física, localizada no mercado municipal, e uma loja online, com venda direta de produtos hortícolas frescos biológicos provenientes de produção local própria.

Quintinha da Su

Este é um projeto inovador identificado pela Rede Rural Nacional na região do Algarve que privilegia a produção local, as práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, os circuitos curtos agroalimentares e, ainda, o recurso às novas tecnologias de informação para promover o seu negócio.

A Quitinha da Su, do promotor Paulo Belchior, é um caso exemplar de sustentabilidade, em parte porque o projeto teve um crescimento gradual e de acordo com o contexto, em que se assinalam alguns pontos-chave: instalação inicial de uma pequena hora com 500 m2 e aumento progressivo da área de cultivo, de acordo com o acumular de experiência e das necessidades; certificação da horta em Modo de Produção Biológica e presença no mercado municipal local; ligação a outros produtores biológicos para fornecimento de hortofrutícolas todo o ano; e, mais recentemente, aquisição de veículo elétrico para o transporte dos seus produtos agroalimentares.

Outro fator diferenciador para o sucesso do projeto foi a forte aposta na formação adequada. O promotor do projeto realizou um conjunto de formações em Modo de Produção Biológico que o dotaram de conhecimentos adequados para desenvolver a sua atividade económica.

Para saber mais sobre este projeto aceda à Base de Dados de “Projetos Relevantes“ da Rede Rural Nacional.