FacebookRSS feed

Agrotec

“Quando Espanha tem problemas em fornecer vegetais, os compradores olham para Portugal como alternativa”

Os nevões e geadas do início de janeiro afetaram grande parte da produção vegetal da Península Ibérica, embora em menor proporção em Portugal. Embora o efeito dessas adversidades fosse mais perceptível na couve-flor e no brócolo, pouco afetou a família do repolho.

couve

A menor disponibilidade do produto espanhol fez com que os importadores europeus se voltassem para Portugal. 

«Houve um aumento da procura, não só dos nossos clientes habituais, mas também de novos contactos. Cada vez mais, quando Espanha tem problemas de abastecimento, os compradores procuram Portugal como alternativa. É aí que se surpreendem não só pela qualidade dos legumes, mas também pela nossa capacidade de adaptação e resposta aos pedidos», afirma Gonçalo Pereira, diretor-geral da VGT Portugal.

Os preços dos vegetais portugueses do campo aberto dispararam devido à escassez da oferta espanhola no mercado e continuam a apresentar tendência de alta. 

«Os preços continuam altos e não só por causa dos problemas que a Espanha tem. Quando em França, na Itália ou em outras regiões produtoras da Europa Central não é possível colher um produto de boa qualidade, os preços sobem continuamente e é isso que tem acontecido e está a acontecer desde o mês passado. Apesar de Espanha estar a voltar aos volumes normais, a França carece de oferta de qualidade em produtos como alho-francês, nabo e couve», afirma Gonçalo Pereira.

couve

A VGT Portugal produz principalmente couves do tipo savoy, beaked, vermelhas, beaked vermelhas e brancas, bem como alho-francês e amendoim, Muskat, Hokkaido e abóboras de Halloween. «Fornecemos durante todo o ano e normalmente trabalhamos para maximizar as nossas capacidades. Temos duas localizações que nos permitem aumentar as nossas colheitas e responder à procura de novos clientes de grande distribuição em toda a Europa», afirma o representante máximo desta empresa portuguesa.

«Podemos oferecer estes produtos antes de Espanha e as características do clima e solo onde os produzimos conferem aos nossos vegetais uma qualidade distinta. A especialização que obtivemos nos últimos anos e a melhoria contínua dos processos de produção e manuseamento em conjunto com a colaboração a longo prazo com operadores logísticos competitivos fazem-nos acreditar que estamos ao mesmo nível que outros atores em Espanha ou outras origens».

couve

«Até produtos exóticos têm potencial para serem cultivados em Portugal, visto que existe uma grande diversidade de zonas com microclimas, algumas delas a poucos quilómetros. Este é um atributo que torna Portugal muito competitivo nos mercados internacionais. de frutas e vegetais», conclui Gonçalo Pereira.

Fonte: https://www.freshplaza.es/article/9300624/cuando-espana-tiene-problemas-para-suministrar-hortalizas-los-compradores-se-fijan-en-portugal-como-alternativa/