FacebookRSS feed

Agrotec

Qual a importância da escolha do fertilizante?

Uma das principais preocupações dos agricultores é saber que as suas culturas têm as necessidades nutricionais garantidas. A fertilização tem uma elevada importância para o desenvolvimento e produtividade dessas mesmas culturas. Assim, é importante que um produtor agrícola tenha à sua disposição os melhores e mais eficientes fertilizantes na sua exploração, garantindo melhores e maiores produções.

Nutrifluid IMPULSE

Por: João Castro Pinto, Responsável pela área de Investigação e Desenvolvimento na ADP Fertilizantes

Enquanto empresa, trabalhamos todos os dias para nos adaptar às necessidades dos nossos clientes. O setor agrícola está a passar por um processo de transformação e modernização, e nós encaramo- lo como um desafio que nos obriga a inovar e desenvolver as melhores soluções para o mercado. Temos o objetivo de melhorar sempre os produtos em comercialização, descobrir e estudar exaustivamente novas matérias-primas e novas formulações, e comprovar sem equívocos os benefícios agronómicos dos novos produtos.

A melhor forma de dar a conhecer estes produtos é ir ao encontro de quem trabalha a terra, auscultar as suas necessidades, e oferecer-lhe as soluções fertilizantes mais adequadas, tendo em conta o binómio solo/cultura e sua produtividade, enquadrado por cada contexto edafo-climático.

Numa reunião técnica sobre fertirrigação do olival superintensivo, na Herdade da Malhadinha Nova, em Beja, com mais de 40 convidados, entre eles agricultores da região, clientes e técnicos, estivemos a debater o tema da fertirrigação do olival, incluindo a apresentação dos novos fertilizantes Nutrifluid IMPULSE.

Nesta reunião, contámos também com a intervenção de Marta Santos, engenheira do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), que abordou o tema “Rega do Olival”, onde foram exibidos estudos recentes e se discutiram tópicos como as necessidades hídricas das culturas, a aplicação da agrometeorologia aos olivais, a rega deficitária, e os sistemas de monitorização da água no solo.

No que respeita à fertirrigação, enquadramos o tema com a apresentação da fertilidade dos solos do Alentejo cultivados com olival, a extrações da cultura e o respetivo ritmo de absorção dos nutrientes ao longo do ciclo. Apresentámos de seguida os Nutrifluid IMPULSE, uma gama de adubos líquidos, fáceis de aplicar e dosear, de elevada eficácia, destinados à fertirrigação de todas as culturas ao ar livre e em estufa.

Estes adubos são formulados com a inovadora e exclusiva tecnologia eON que funciona como um impulsor energético que reduz a quantidade de energia gasta nas reações metabólicas da planta. Esta tecnologia permite, assim, otimizar a energia para a absorção dos nutrientes e o balanço energético nas reações de biossíntese dos açúcares e proteínas, bem como melhorar a capacidade das folhas em captar a energia solar, ou seja, o processo fotossintético.

Através da apresentação de vários resultados de ensaios, comprovámos que o olival superintensivo e outras culturas adubadas com Nutrifluid IMPULSE, resultam em plantas com melhor desenvolvimento vegetativo, originando aumentos de produção e de rendimento para o agricultor. Enquanto empresa que investe e acredita na inovação como chave para o sucesso, a ADP sabe que esta solução, apresentada aos agricultores, é a mais eficiente e a que demonstra melhores resultados.