FacebookRSS feed

Agrotec

Publicado 6º Inventário Florestal Nacional

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural divulgou a conclusão do 6º Inventário Florestal Nacional (IFN6), uma peça fundamental para a implementação da Reforma da Floresta iniciada em 2016.

montado

Os trabalhos de fotointerpretação terminaram de final de 2018, contudo os dados finais só foram entregues no final de junho. 

Na realização do IFN6 estiveram envolvidas 6 empresas na recolha de dados, sob coordenação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que foi responsável por toda a conceção do IFN6, pela preparação dos cadernos de encargos, desenvolvimento de manuais, formação dos técnicos contratados, gestão de projeto, desenvolvimento do sistema de informação e processamento de dados.

Executado dentro do prazo anunciado pelo Governo, o IFN6 vai agora permitir a atualização dos Programas Regionais de Ordenamento Florestal (PROF), que já estão em vigor, adaptando-os aos novos dados, uma estratégia que permitiu ao país avançar com a implementação da Reforma da Floresta.

Uma primeira análise dos dados recolhidos permite desde já concluir que:

• A maior área de floresta (1 063 000 ha) é coberta por montado (sobreiro e azinheira)

• A área de eucalipto (844 000 ha) cresceu abaixo das estimativas

• A área de pinheiro bravo (714 000 ha) diminuiu

• A área de pinheiro manso (193 000 ha) aumentou