FacebookRSS feed

Agrotec

Proteção das plantas da Europa: Cartões de pesquisa de pragas passam a ser digitais

O primeiro lote de cartões de pesquisa de pragas de plantas da EFSA está disponível num formato interativo e fácil de usar. Dez dos 28 cartões existentes - projetados para ajudar os Estados-Membros da UE a planear sua pesquisa anual de pragas de quarentena - foram publicados como "mapas da história", no site da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, sendo compatíveis com os smartphones.

Popillia japonica

Os cartões contêm material essencial para a realização de pesquisas em conformidade com os padrões internacionais atuais, como informações atualizadas sobre a distribuição da praga, a sua variedade de hospedeiros, a sua biologia e os fatores de risco, bem como os métodos de deteção e identificação disponíveis.

Estes fazem parte de um kit de ferramentas de vigilância de pragas de plantas, que consiste em documentos específicos para pragas, como cartões de pesquisa e documentos relevantes para todas, incluindo diretrizes gerais de pesquisa e informações sobre o software apropriado.

Sybren Vos, da equipe de fitossanidade da EFSA, destaca que «a vigilância sistemática e harmonizada é uma componente fundamental dos esforços da UE para combater pragas de plantas emergentes. Estes cartões de pesquisa, em conjunto com os workshops que realizamos com os nossos parceiros em cada Estado-Membro, são fundamentais para o estabelecimento de atividades de vigilância coordenadas e robustas por toda a Europa».

Os 18 cartões restantes serão adaptados para o novo formato ainda este ano. A galeria irá aumentar nos próximos anos, à medida que mais cartões de pesquisa forem desenvolvidos.