FacebookRSS feed

Agrotec

DRAP Algarve: Prospeção de variedades tradicionais de ameixeira, damasqueiro, marmeleiro e pereira

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), pretende instalar Coleções de variedades tradicionais de ameixeira, damasqueiro, marmeleiro e pereira. Nesse sentido, teve recentemente aprovado um Projeto "Polo de Inovação de Tavira", no âmbito da Agenda de Inovação 2030 - Terra Futura/PRR, que, entre outros aspetos, prevê a instalação de Coleções de variedades tradicionais destas espécies fruteiras.

A biodiversidade destas espécies reside nas variedades tradicionais que, por processos de seleção ancestrais, levados a cabo pelas comunidades, se encontram muito bem adaptadas ao clima e aos solos da região e poderão, no futuro, constituir uma alternativa viável à "massificação" das produções, com ganhos ao nível da qualidade dos frutos e utilização de menos recursos, nomeadamente de água.

Este património genético encontra-se ameaçado e para o preservarmos precisamos da colaboração de todos. Se souber da existência de variedades tradicionais de ameixeira, damasqueiro, marmeleiro e pereira contacte a DRAP Algarve, para que, em tempo útil, possam fazer a sua recolha, multiplicação e preservação em Coleções.

As Coleções destas espécies irão juntar-se a outras, como as de alfarrobeira, amendoeira, figueira, româzeira, nespereira, macieira e citrinos, que já existem nos Centros de Experimentação da DRAP Algarve, em Tavira e no Patacão/Faro. Teremos assim salvaguardado o património genético das fruteiras do Algarve. A preservação dos nossos Recursos Genéticos Vegetais é tarefa de todos. Queremos, com a sua colaboração, constituir novas Coleções de Fruteiras.

Se conhece variedades tradicionais de ameixeira, damasqueiro, marmeleiro e pereira, por favor contacte:

Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve

Telefone: 289 870 700

António Marreiros - marreiro@drapalgarve.gov.pt

Luís Cabrita - luiscabrita@drapalgarve.gov.pt