FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto VINCI - Vinho, Inovação e Competitividade Internacional apresenta resultados a 29 de março

O projeto VInCI - Vin, Innovation et Compétitivité Internationale chega ao fim cumprindo o seu objetivo de acompanhar a produtividade dos setores vitivinícolas e favorecer a exportação nos mercados internacionais através de ferramentas de previsão. O evento final do projeto decorrerá no dia 29 de março, em Vila Real.

ADVID/CoLAB VINES&WINES é parceira deste projeto europeu, que nasceu da necessidade de melhor antecipar a previsão das produções e otimizar a seleção dos mercados de exportação, combatendo a forte volatilidade dos rendimentos anuais e uma concorrência crescente na conquista dos mercados internacionais.

Para o efeito, o consórcio do projeto, fruto de uma parceria entre entidades de Portugal, França e Espanha, aliou-se para ajudar a fileira vitivinícola com o desenvolvimento de duas novas ferramentas inovadoras. A Ferramenta de Previsão da Produção irá ajudar os viticultores a reduzir os custos de produção através de uma antecipação mais precisa, permitindo ainda que os viticultores otimizem e racionalizem a utilização de produtos químicos. Já a Ferramenta de Apoio à Exportação tem como propósito permitir ao utilizador selecionar mercados de acordo com as suas próprias características (região, DOP – Denominação de Origem Protegida, etc.) e encontrar informações úteis para a atividade de exportação para cada país alvo.

Para a apresentação dos resultados deste projeto, foram planeados workshops em cada uma nas regiões SUDOE (Douro, Aragão, Castilla La Mancha e Nova Aquitânia) e um evento final. Em Portugal, o evento regional teve lugar em Vila Real, a 8 de março, e o evento final decorrerá no dia 29 de março, na Associação Empresarial NERVIR em Vila Real.

Este é um projeto financiado pelo Interreg Sudoe, que conta com a Universidade de Bordéus como promotor, sendo os seus copromotores a ADVID/CoLAB VINES&WINES, a UTAD, o IVDP, a Fruition Sciences, a Toulouse School of Economics, o INNO'VIN, a Universidade de Saragoça, a RemOT Technologies, a Aragón Exterior e a Universidade de Castilla la Mancha. 

A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia aqui.