FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto Safety First: tecnologia para evitar mortes na condução de Tratores

Em 2014 registaram-se em Portugal 80 mortes causadas por acidentes com tratores agrícolas. Foram ainda registados 80 feridos graves e 82 ligeiros, num total de 274 sinistros. Entre as principais causas para o aumento de acidentes desta natureza estão o excesso de confiança e a falta de segurança. De facto, Portugal, segundo a Agência Lusa, é o segundo país da Europa com mais mortos em acidentes de trator.

Estes dados apontam para a necessidade de promover uma utilização mais segura dos tratores e é neste contexto que nasce o grupo Safety First, designação escolhida por um grupo de 4 alunos finalistas do curso Técnico de Mecatrónica da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais - Mirandela e que nasce com o intuito de melhorar as condições de segurança no trabalho com máquinas agrícolas.

O inicio do projeto surgiu de um contacto com a corporação de bombeiros de Macedo de Cavaleiros, já que este se trata de um dos concelhos com mais mortos em acidentes de trator
Os autores garantem que esta máquina é «ideal para trabalhar em locais de difícil acesso como taludes íngremes ou patamares», onde são utilizados os tratores agrícolas e ocorrem acidentes fatais em casos de capotamento em que o condutor fica debaixo do veículo. As soluções apresentadas passam por um sistema passivo - ASA (Arco de Segurança Automático) e um sistema em que se retira o operador da zona de perigo - AGROBOT.