FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto Europeu HOOP arranca em outubro com 23 parceiros de 10 países

O Projeto HOOP, Urban Circular Bioeconomy Hub, é uma iniciativa europeia coordenada pelo CETENMA (Centro de Tecnologia de Energia e Meio Ambiente sedeado em Múrcia, Espanha), tendo sido o único projeto selecionado para financiamento pelo Programa Horizonte 2020 (Programa-Quadro de Investigação e Inovação da EU), no âmbito do tópico CE-FNR-17-2020.

Lipor

Este projeto, que irá arrancar no próximo mês de outubro, é desenvolvido por um consórcio constituído por 23 parceiros, incluindo a LIPOR, de 10 países Europeus e tem um orçamento total de 9 milhões de euros, com uma contribuição da UE de 8 milhões de euros.

A participação nacional será liderada pela LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e contará com a participação de 2 PMEs nacionais: a 2GO OUT Consulting, com sede em S. João da Madeira, e a RdA Climate Solutions, sediada em Ovar.

A LIPOR, entidade responsável pela gestão e valorização de Resíduos Urbanos de 8 municípios do Grande Porto, irá participar no projeto HOOP como região Farol. A participação neste projeto visa consolidar a posição do Grande Porto como referência para economia circular e para a produção de produtos de base biológica com origem em biorresíduos.

A 2GO OUT Consulting participará nas atividades relativas ao envolvimento de stakeholders e de reforço da sensibilização e da aceitação dos produtos de base biológica nas cidades Farol. Estará ainda envolvida na rede de cidades seguidoras e nas ações de exploração e replicação de resultados do projeto. A 2GO OUT é uma empresa de consultoria especializada na captação de financiamento e no desenvolvimento de projetos europeus de inovação nas áreas da economia circular, smart cities e energia sustentável.

A RdA Climate Solutions será responsável pela avaliação e definição de modelos de negócio das soluções apresentadas e apoio no desenho de modelos inovadores de financiamento. A RdA será também responsável pela avaliação do impacto económico do projeto nas cidades Farol. A RdA é uma boutique de consultoria independente e especializada em estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas operando a nível Europeu na mobilização de investimento para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Projeto HOOP envolve oito cidades Farol de toda a Europa

O principal objetivo do projeto HOOP é fornecer Assistência ao Desenvolvimento do Projeto (PDA, Project Development Assistance) a um grupo de oito cidades / regiões Farol, dotando-as dos conhecimentos administrativo, técnico, económico, financeiro e jurídico necessários para desbloquear investimentos concretos e desenvolver iniciativas de bioeconomia ao nível local. As iniciativas irão ter como objetivo a obtenção de produtos de base biológica seguros e sustentáveis a partir da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos ou das lamas das águas residuais urbanas.

Após a implementação deste projeto (2020-2024), os resultados serão convertidos em investimentos concretos (estimados em €51,7 milhões) em iniciativas de bioeconomia urbana nas cidades Farol.

Murcia (Espanha), Bergen (Noruega), Kuopio (Finlândia), Almere (Holanda), Albano-Laziale (Itália), Grande Porto (Portugal), Kozani (Grécia) e Münster (Alemanha) são as cidades/regiões selecionadas para desenvolver este projeto ambicioso. Estas localidades representam uma panóplia de dimensões, climas e contextos socio-económicos, estando distribuídas por toda a Europa. As cidades Farol do HOOP atuarão como demonstradoras para replicar modelos de bioeconomia circular em toda a Europa e noutros territórios internacionais.

Para capitalizar os resultados do projeto, o HOOP desenvolverá uma plataforma online que proporcionará oportunidades a uma rede de cidades seguidoras, permitindo-lhes replicar os modelos, experiências e boas práticas desenvolvidas nas cidades Farol. Esta rede será composta por localidades que demonstrem interesse em participar na replicação e troca de experiências com as cidades Farol.

O HOOP é o resultado da colaboração entre os projetos VALUEWASTE, SCALIBUR e WaysTUP!, projetos financiados no âmbito do tópico CE-SFS-25-2018 do Horizonte 2020. Os resultados destes projetos serão incorporados no projeto HOOP, que, por sua vez, estabelecerá as bases para os processos a serem comercializados.