FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto Europeu focado na monitorização avançada da biodiversidade já começou

O BioMonitor4CAP é um projeto que visa desenvolver a monitorização avançada da biodiversidade para demonstrar as práticas e políticas agrícolas que funcionam melhor na conservação da biodiversidade agrícola. Vinte e três organizações parceiras de 10 países europeus e do Peru participam neste projeto financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa.

A agricultura utiliza cerca de metade da superfície terrestre na Europa, e o uso intensivo do solo agrícola é um dos principais fatores que afetam a diversidade de habitats e espécies nas paisagens agrícolas. As Estratégias de Biodiversidade e do Prado ao Prato da UE 2030 têm como objetivo parar a perda de biodiversidade, garantindo o bem-estar humano.

No entanto, não está claro se e como essas estratégias serão implementadas com eficiência, pois atualmente não há monitorização do progresso com base em evidência científica. Deste modo, estratégias mais eficientes e representativas são necessárias para monitorizar a biodiversidade e a sua perda ou recuperação no espaço e no tempo.

O projeto BioMonitor4CAP irá testar, validar e desenvolver sistemas de monitorização da biodiversidade, acessíveis e seguros, que funcionem tanto em terrenos agrícolas quanto em locais Natura 2000. Estes sistemas irão combinar sistemas clássicos de indicadores de biodiversidade com abordagens mais tecnológicas, como abordagens acústicas, óticas ou moleculares.

O projeto irá desenvolver também modelos de previsão para recomendar mudanças na gestão agrícola de forma a melhorar a biodiversidade. “Esses sistemas de monitorização da biodiversidade são necessários para implementar políticas com base em evidência científica nas paisagens agrícolas europeias”, dizem o Dr. Nils Borchard, DLG (Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft – Sociedade Agrícola Alemã) e o Prof. Christoph Scherber, LIB (Leibniz-Institut zur Analyse des Biodiversitätswandels - Instituto Leibniz para a Análise da Mudança da Biodiversidade). O projeto envolve vários grupos de stakeholders para garantir a implementação e o sucesso destes novos sistemas de monitorização de biodiversidade.

O Food4Sustainability irá contribuir para o desenvolvimento de sistemas de gestão da biodiversidade e irá implementar ensaios experimentais e de demonstração para apoiar a transformação agrícola na União Europeia.