FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto Europeu AGROSMARTglobal promove formação para internacionalização digital de cooperativas e PME’s

Decorreu, no passado  dia 2 de Dezembro, na sede da CONFAGRI, uma formação no âmbito do projeto AGROSMARTglobal, uma iniciativa cofinanciado pelo Programa InterregSudoe, que tem como objetivo facilitar a internacionalização do setor agroalimentar no espaço Sudoe, nomeadamente de regiões como Espanha, França e Portugal, nos mercados da China e dos Estados Unidos.

A formação esteve a cargo de Nuno Bexiga, especialista e consultor em comércio eletrónico e mercados internacionais, da empresa Espanhola POLA NETWORK SL.

O que se pretendia com esta formação era reforçar as competências e conhecimentos dos colaboradores dos parceiros portugueses envolvidos no projeto - CONFAGRI e UTAD -, em matéria de internacionalização digital, para que possam, posteriormente, apoiar tecnicamente as Cooperativas e outras PME’s do setor agroalimentar na tomada de decisões em torno desta matéria.

O projeto AGROSMARTglobal selecionou as plataformas B2B Importfood.net e Putaojiu.com para aceder ao mercado da China, e a Rangeme.com e Alibaba.com para o mercado dos Estados Unidos.

Nestas plataformas estão a ser desenhados espaços virtuais que agregam cooperativas e outras PME’s com os produtos do setor agroalimentar, para que consigam aceder  àqueles mercados. 

Próximos Passos:

A 2ª fase desta formação para as Organizações será ministrada na plataforma de e-learning da CONFAGRI e decorrerá durante o mês de Dezembro.

  • Durante o mês de janeiro de 2022, o AGROSMART irá disponibilizar formação gratuita online em  português, destinada às Cooperativas agroalimentares e outras PME’s que venham a manifestar interesse. A formação será ministrada por consultores especializados nestas matérias e as inscrições  serão abertas em breve.

Sobre o AGRIOSMARTglobal:

AGROSMARTglobal é um projeto europeu cofinanciado pelo Programa InterregSudoe 2014-2020, no âmbito do eixo prioritário de promoção da competitividade e internacionalização das PME no Sudoeste da Europa.

As dez regiões do espaço Europeu Sudoe abrangidas pelo projeto são: em Espanha: Galiza, Castela-La Mancha, País Basco e La Rioja; na França: Nova Aquitânia e em Portugal: Norte, Algarve, Centro, Lisboa e Alentejo.