FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto ESTRAEE proporciona aos Municípios da LIPOR maior qualidade na Gestão Municipal de Resíduos Elétricos e Eletrónicos

No âmbito do Projeto ESTRAEE – Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, os Municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e a LIPOR adaptaram nove ecocentros da sua área de influência, para melhorar as condições de receção destes resíduos e potenciar a sua reutilização e reciclagem.

ESTRAEE LIPOR

Os nove ecocentros selecionados foram alvo de obras de requalificação, tendo sido também reforçada a segurança nestes locais através da instalação de um total de 36 câmaras de videovigilância e demais equipamentos de suporte.

Nesta fase, os Ecocentros abrangidos estão a ser equipados com um total de 18 novos contentores para a receção de resíduos elétricos e eletrónicos que permitirão separar os resíduos com potencial de reparação, daqueles que são entregues desmantelados ou em mau estado de conservação. Permitirão também cumprir os requisitos legais de receção desta tipologia de resíduos.

Os Ecocentros serão ainda equipados com nove contentores móveis para a realização de ações de sensibilização da Comunidade.

Para apoio às operações de preparação para reutilização, foram instalados na LIPOR dois novos edifícios, nomeadamente uma Unidade na plataforma exterior e um Centro de Reutilização no Ecocentro da Formiga.