FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto BPA.Eco divulga resultados

 Já estão disponíveis no site www.bpaeco.com os resultados do projeto BPA.Eco - Boas Práticas Agrícolas promotoras dos Serviços dos Ecossistemas.

Este projeto, conduzido pela Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) em parceria com o COTR, a FENAREG e o IPBeja e com o apoio da Consulai e da RRN, visou o estudo de 5 tipos de sistemas produtivos para identificação dos serviços dos ecossistemas e de boas práticas agrícolas; avaliação dos custos e benefícios da sua implementação; e, finalmente, a identificação de medidas de políticas públicas para a promoção dessas mesmas boas práticas agrícolas.

Para o estudo foram escolhidas 5 explorações diferentes de modo a criar um gradiente de intensificação. Estas explorações foram minuciosamente caracterizadas, tendo sido posteriormente estabelecidos dois cenários para comparação e determinação de impactos: o cenário base dito “ponto de partida” e o cenário das “boas práticas”, resultante da simulação da introdução de novas estruturas de foco ecológico. O projeto incluiu também uma análise metodológica. Foram assim estudados dois softwares de modelação de dados, tendo sido finalmente adotada a ferramenta EFA Calculator para quantificação dos serviços dos ecossistemas e biodiversidade.

Todos estes dados: conceitos, identificação e caracterização de estruturas de foco ecológico, caracterização das explorações e metodologias, e quantificação dos serviços dos ecossistemas e seus impactos, bem como registos de todas as atividades do projeto, incluindo um grupo focal e dois dias de campo, encontram-se agora disponíveis no site do projeto. A não perder, também, o filme ilustrativo das melhores práticas agrícolas em uso nas diferentes explorações estudadas (https://www.youtube.com/watch?v=2uli_JPinco).

De um modo geral, concluiu-se que a instalação de estruturas de foco ecológico, mesmo as de mais simples implementação, têm impactos muito positivos nos ecossistemas e na biodiversidade, sendo estes tendencialmente mais importantes quanto maior o nível de intensificação da exploração.