FacebookRSS feed

Agrotec

Projecto B-Good tem inquérito em curso para preparar o caminho para uma apicultura saudável e sustentável na UE

O projecto B-Good, do programa Horizonte 2020, que tem como principal objectivo contribuir para uma apicultura mais sustentável em toda a União Europeia (UE), está a promover a realização de um inquérito dirigido aos apicultores para estudar os aspectos socioeconómicos da actividade apícola em toda a União.

O público alvo são os apicultores europeus, independentemente da sua dimensão, (profissionais ou hobbystas). Este inquérito é disponibilizado junto dos apicultores de todos os Estados-membros da União, sendo objectivo de que em Portugal se recolham 100 respostas.

Inquérito

O inquérito, promovido pelo Departamento de Economia Agrícola da Universidade de Ghent (Bélgica), é relativamente longo e demora cerca de 25 minutos a responder (ver aqui).

Os investigadores pretendem saber, entre outros temas, qual o número máximo de colmeias que teve em 2021, quais as que usou para extracção de mel e as que usou para serviços de polinização em 2021. Por outro lado, pretendem saber a motivação pessoal que levou à actividade apícola, além de pedirem alguns dados económicos com o objectivo de identificar modelos de negócio sustentáveis e rentáveis para a apicultura.

Entre as perguntas estão ainda os custos totais na alimentação para abelhas em 2021 e os relativamente à prevenção e tratamento de doenças (incluindo varroa), os custos totais de materiais de colheita do mel (por exemplo, aluguer do extractor de mel ou custo de depreciação do seu próprio extractor de mel) e materiais de embalagem (por exemplo, frascos e tampas).

Em caso de dúvida ou qualquer dificuldade com o preenchimento do inquérito, a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal agradece que seja contactado o parceiro nacional do projecto, a Universidade de Coimbra (Nuno Capela) através do seguinte endereço electrónico: nunocapela.bio@gmail.com (em cc).