FacebookRSS feed

Agrotec

Produtividade do olival decresce 30% face a 2019

Os olivais encontram-se no estado fenológico Fruto em maturação, tendo-se iniciado em outubro a colheita nas variedades mais precoces.

Azeitonas olival

A precipitação deste mês foi benéfica para alguns olivais, nomeadamente os de sequeiro, mas não suficiente para contrariar o efeito do conjunto de fatores negativos que afetaram o potencial produtivo desta cultura ao longo do seu ciclo.

Apesar de índices de floração bastante aceitáveis para um ano de contrassafra5 , a precipitação e as elevadas temperaturas, por altura do vingamento, determinaram uma menor carga de frutos, diminuída posteriormente em resultado de prolongados períodos quentes e secos. Estima-se uma redução de 30%, face à campanha anterior, quer na azeitona para azeite, quer na de mesa.

De referir que, face à diminuição de produtividade, existem áreas significativas de olivais tradicionais que não serão colhidas (os custos de colheita superariam a valorização da produção), com implicações também nas unidades de transformação: os lagares mais pequenos ainda não abriram e os de maior dimensão têm linhas de laboração paradas.