Produção de vinho verde sofre redução devido a doença que atinge as vinhas
A produção de vinho verde vai sofrer uma grande redução, já este ano, e está a deixar um prejuízo de milhares de euros aos proprietários, devido à flavescência dourada. A doença atingiu as vinhas do Douro, Dão e Bairrada, mas deve propagar-se à região Oeste.
O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, afirmou que «o Ministério da Agricultura tem de tomar medidas de apoio ao tratamento e não pode deixar os produtores sozinhos», acrescentando ao Correio da Manhã que «prevê-se que centenas de hectares sejam arrancados nos próximos anos».
O governo lançou o Plano de para o Controlo da Flavescência Dourada, em Janeiro, cujo documento «não prevê financiamento aos agricultores», diz Celeste Patrocínio, da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.
Arlindo Cunha, da Comissão Vitivinícola do Dão, região que foi atingida principalmente em Lafões, disse que «ou se cortam as videiras, ou é preciso dinheiro». Já Manuel Cabral, do Instituto dos Vinhos do Douro, referiu que «as entidades públicas e privadas estão a trabalhar de braço dado nesta questão».
Fonte: Correio da Manhã (via Confagri)