FacebookRSS feed

Agrotec

Produção de trigo na Argentina diminui 30 por cento na campanha de 2012/2013

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou que, com 99 por cento da colheita terminada, a produção atinge 9,8 milhões de toneladas, o terceiro volume de produção mais baixo nos últimos treze anos.

Segundo os mesmos dados, a área cultivada foi de 3,6 milhões de hectares, a segunda inferior desde o ano 2000, quando ocupou 3,3 milhões. A isto, soma-se que a superfície semeada que não chegou ao fim, devido ao excesso de chuva registada em várias zonas do país, aumentou cerca de 45 por cento em relação ao ano anterior.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina adiantou que a diminuição da superfície e também menores rendimentos que os estimados, devido a problemas sanitárias, excessos hídricos em Agosto, diversos picos de calor durante a época de formação do grão em Novembro, ao granizo e ventos fortes durante a colheita, foram a causa da queda da produção.

Segundo os produtores, a estas circunstâncias juntou-se a decisão por parte de muitos deles em não cultivar trigo por não haver mercado para este cereal, passando para a cevada, cuja área cultivada alcançou 1,6 milhões de hectares e uma produção recorde de 4.980 milhões de toneladas, apesar das condições climáticas não terem afectado apenas a produção mas também a qualidade dos cereais de Inverno.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)