FacebookRSS feed

Agrotec

Produção e consumo de batata em Portugal

Texto: Carolina Mateus

Com origem na América do Sul, Cordilheira dos Andes, a batata foi trazida para a Europa por colonizadores espanhóis, no século XVI. Hoje em dia, são cultivadas milhares de variedades da espécie em todos os continentes e a batata está inserida como um alimento fundamental na cultura mundial. Atualmente, este tubérculo é o quarto alimento mais consumido em todo o mundo, com milhares de variedades de diferentes cores, sabores e tamanhos. É um alimento versátil, rico em nutrientes e vitaminas, e muito popular em todo o mundo, por ser preparado e servido das mais diversas formas.

Quando fresca, possui cerca de 80% de água e 20% de matéria seca, da qual a maior parte é amido. Hoje em dia, a batata é a base da alimentação de 160 países e cada português consome, em média, 88,6 quilos de batata por ano

MERCADO PORTUGUÊS

O mercado da batata vale cerca de 95 milhões de euros, em Portugal, e pesa 20 milhões de euros nas exportações nacionais. Ao longo dos anos o seu consumo tem diminuído, principalmente na batata fresca. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam que em 2016/2017, em média, um português consumia 93,1kg de batata por ano. Em 2020/2021 esse número caiu para os 88,6kg. No entanto, tem-se verificado uma transferência do consumo de batata fresca para as ultracongeladas. Assiste-se, hoje, a um aumento no consumo da batata frita. Também o grau de auto-aprovisionamento de batata, em Portugal, tem vindo a diminuir. Se nos anos de 2017/2018 rondava os 50,4%, no ano passado o valor caiu para os 42,6%, segundo o INE.

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 43 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Produção de batata".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt