FacebookRSS feed

Agrotec

PRODERAM aprova 10,7 milhões de euros para a agricultura

O Programa de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM) aprovou um apoio de 10,7 milhões de euros para a agricultura.

madeira

Deste montante, 9,1 milhões de euros são de comparticipação do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e os restantes 1,6 milhões saem do Orçamento da Região.

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve na cerimónia de entrega de apoios no âmbito do PRODERAM, onde destacou os últimos números de receita da agricultura, de 2017, no valor de 112 milhões de euros.

«No desenvolvimento da região consideramos a agricultura, não como a subsidiária da economia, mas como um dos alicerces fundamentais no desenvolvimento da Madeira», salientou Miguel Albuquerque. O governante refere que o setor tem crescido substancialmente, e tem potencialidades para crescer, sobretudo na área da exportação, com as frutas tropicais.

O Presidente do Governo Regional diz ainda que quer «continuar a encarar a agricultura como um setor económico da madeira, um setor diferenciador dos nossos produtos, pela qualidade, e um veículo e uma alavanca também para a exportação».

Miguel Albuquerque diz que, neste sentido, que é importante ligar a agricultura ao desenvolvimento técnico e à formação técnica, elogiando o trabalho da Escola Agrícola de São Vicente, assinalando que é preciso desmistificar a ideia de que a agricultura é sinónimo hoje de uma agricultura do passado, de subsistência e de pobreza e salientou ainda a importância da União Europeia para a Madeira no âmbito do desenvolvimento da Região.

Fonte: jornaleconómico