FacebookRSS feed

Agrotec

Princípios da proteção contra o pedrado da macieira e da pereira

A luta química contra o pedrado das pomóideas tem três objetivos principais: evitar a instalação da doença durante o período de contaminações primárias;  posicionar os tratamentos de modo preventivo, o mais próximo possível dos períodos de risco; e limitar o aparecimento de resistências, praticando uma alternância de produtos tão alargada quanto possível, durante todo o período em que é necessário fazer tratamentos contra o pedrado.

Na luta contra o pedrado, deve ter em conta a necessidade de:

  • Realizar os tratamentos com os necessários cuidados, de acordo com práticas corretas, respeitando as doses dos produtos e os períodos em que se prevê que serão mais eficazes;

  • Dispor dos meios materiais e humanos necessários para fazer os tratamentos no momento certo;

  • Dispor de material de aplicação em boas condições, corretamente regulado;

  • Fazer uma cobertura completa de todas as árvores, não deixando partes do pomar por tratar;  

  • Respeitar as doses e concentrações do produto recomendadas (ler e seguir as indicações do rótulo);

  • Seguir as indicações e recomendações transmitidas pela Estação de Avisos para o combate ao pedrado.

Existe risco de contaminações primárias, durante a ocorrência de períodos de chuva, a partir do estado C-C3 (BBCH 53-54) nas macieiras e do estado C3-D (BBCH 53-54) nas pereiras. As previsões meteorológicas são de períodos de chuva.

Existem possibilidades de ocorrência de infeções. Acompanhe o desenvolvimento das árvores e aplique o primeiro tratamento apenas se, localmente, estiverem reunidas as condições para as infeções primárias (recetividade das árvores e ocorrência de chuva).

Esteja sempre atento a novas informações.