FacebookRSS feed

Agrotec

Primeiras colheitas dos cereais de inverno apontam para produtividades semelhantes às da campanha anterior

Segundo Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de julho, do Instituto Nacional de Estatística (INE), apesar das condições meteorológicas na fase do enchimento do grão (temperaturas elevadas e precipitação pontual) terem sido favoráveis para o desenvolvimento vegetativo dos cereais de inverno, as colheitas já efetuadas têm revelado grande variabilidade nas produções obtidas.

Cereais de Inverno

As searas de aveia, já totalmente colhidas, apresentaram produtividades baixas, em especial as realizadas no cedo. As primeiras debulhas dos restantes cereais de inverno (exceto centeio) têm confirmado que, em geral, a produtividade média não deverá ultrapassar a da campanha anterior.

Assim, prevê-se a manutenção do rendimento unitário no trigo e triticale e uma diminuição na cevada e aveia (-5%). Quanto ao centeio, mais rústico (mas menos produtivo), estima-se um aumento de 5% na produtividade, face a 2019.

Pastagens e forragens com produção superior ao normal

As condições climatéricas ocorridas durante a primavera foram favoráveis ao desenvolvimento das pastagens e promoveram um aumento de biomassa da generalidade das culturas destinadas à alimentação dos efetivos pecuários.

A produção forrageira é superior a um ano normal (globalmente prevê-se que 20% superior), com impacto positivo nas disponibilidades alimentares das explorações em pastoreio direto e, simultaneamente, na obtenção de alimentos conservados (fenos e silagens), essenciais à alimentação dos efetivos pecuários em épocas de maior carência alimentar.

Área de milho mantém-se nos 83 mil hectares

Após os meses de abril e maio, onde a precipitação conduziu a diversas interrupções nos trabalhos de instalação das culturas de primavera/verão, foi possível concluir no início de junho as sementeiras e plantações planeadas e as que se encontravam atrasadas, principalmente no litoral Norte e Centro. Relativamente ao milho, não se preveem alterações das áreas instaladas, face à campanha anterior (76 mil hectares de milho de regadio e 7 mil de milho de sequeiro).

Destaque para as dificuldades iniciais de desenvolvimento das searas, principalmente as semeadas mais cedo, bastante afetadas pelo excesso de precipitação.