FacebookRSS feed

Agrotec

Prevenção da propagação da bactéria Xylella fastidiosa com aviso aberto

 O Ministério da Agricultura abre esta quinta-feira, dia 26 de agosto, o Anúncio “Prevenção de Calamidades e Catástrofes Naturais”, com uma dotação de 2 milhões de euros, com o objetivo de promover uma atuação preventiva da propagação da bactéria Xylella fastidiosa.

xylella

“A presença da bactéria Xylella fastidiosa em território português constitui um risco para as explorações agrícolas, existindo um elevado número de espécies vegetais suscetíveis a esta bactéria, assim como condições climáticas propícias ao seu desenvolvimento. Pretendemos incentivar os produtores a dotarem as suas explorações com estruturas de proteção contra os insetos vetores da doença, através de um apoio financeiro que pode ir até aos 80%”, explica a Ministra da Agricultura, Maria do céu Antunes.

Os apoios contemplados por este anúncio dizem respeito a investimentos em viveiros de produção de plantas de espécies ornamentais, fruteiras e de videira, uma vez que são estas as mais suscetíveis à Xylella fastidiosa, que se encontrem em atividade e cujo valor total de investimento elegível seja superior a 5.000€.

O Aviso decorre entre os dias 26 de agosto e 26 de outubro, podendo o apoio chegar aos 80% do custo total elegível dos investimentos propostos, até ao limite de 80.000€ por beneficiário.