FacebookRSS feed

Agrotec

Prémio Intermarché 2015: seis produtores premiados

Seis produtores nacionais do setor agrícola foram premiados a 23 de setembro na entrega de prémios da II edição do Prémio Intermarché “Produção Nacional”, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Os produtores em causa destacam-se por desenvolverem projetos de produção responsável e que se destacaram pela inovação e qualidade em 2015.
O reconhecimento chegou em diferentes áreas, desde a produção de carne, legumes, queijo, vinho e produtos biológicos.

Os vencedores de cada uma das categorias ganharam garantias de escoamento dos produtos durante um ano e condições mais vantajosas, com margens superiores ao habitual.
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, marcou presença na cerimónia, destacando a importância da iniciativa como «catalisador de novos projetos» que «dinamizam e promovem o setor agrícola». «Isto mostra o que de melhor se faz em Portugal, a inovação do setor agrícola e agroalimentar e, com isso, ajudam a entusiasmar outros bons exemplos».
Recorde-se que tinham sido já apurados 12 pré-finalistas para a II edição do Prémio Intermarché “Produção Nacional”.
Composto pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a Confederação dos Agricultores de Portugal, a Faculdade de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia, o Intermarché, a Quercus e a SIC, o júri deliberou sobre a qualidade dos projetos apresentados com base nos critérios de Inovação, Sustentabilidade e respeito pelas Origens.

A II edição da iniciativa contou com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura e do Mar e do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, e tem como parceiros associados a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a Confederação dos Agricultores de Portugal, a Faculdade de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia e a Quercus.

Na edição de 2015, e de acordo com os promotores, registou-se «um aumento de mais de 50% no número de candidaturas submetidas» face a 2014.

Azevagro (Frutas e preparados de fruta), Segredos da Floresta (Legumes e preparados de legumes), PROMERT (Carnes e preparados de carne), Aromáticas Vivas (Produtos Biológicos), COCEBA (Produtos Processados - Queijos) e Sociedade Agrícola Quinta da Lagoalva de Cima (Produtos Processados - Vinhos), foram as empresas cujos projetos, no entender do Júri, melhor combinaram as vertentes de inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens.

Ler aqui.