FacebookRSS feed

Agrotec

Revelados os premiados do VI Concurso de Vinhos de Alenquer

Foram revelados os premiados do VI Concurso de Vinhos de Alenquer, iniciativa que decorreu a 25 de junho, no Museu do Vinho, em Alenquer. Dos 63 vinhos a concurso, entre brancos, tintos e rosés, foram premiados 16, 10 com ouro e 6 com prata.

A categoria de tintos arrecadou o maior número de distinções máximas, com 5 ouros, acrescendo 2 pratas. Na categoria de brancos, foram distinguidos 7 vinhos, 4 com ouro e 3 com prata. Nos rosés, houve duas distinções, uma de ouro, outra de prata.

Em simultâneo, foi também selecionado um vinho que melhor se adapta a ser servido com um prato à base de codorniz. Nesta categoria, denominada “vinhos gastronómicos”, a distinção foi atribuída ao vinho Quinta de Vale Mourisco Tinto 2019.

O vinho da Quinta de Vale Mourisco foi o que colheu mais votos por parte do júri do concurso deste ano, presidido por António Ventura, presidente da Comissão de Provadores.

Na edição de 2022, marcaram presença 15 produtores de vinho do concelho, que tiveram oportunidade de dar a conhecer as suas principais referências vínicas. Dos 63 vinhos a concurso, houve 32 referências de tintos (13 para harmonização), 27 de brancos (1 para harmonização) e 4 de rosés.

Importa sublinhar que apenas foram a concurso os vinhos e produtores da região de Alenquer, inscritos na Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRLX).

Ainda assim, atendendo a que alguns dos produtores da região foram premiados mais do que uma vez e em categorias diferentes, ficou comprovada a excelência dos diversos vinhos propostos a concurso.

O Concurso de Vinhos de Alenquer é um evento anual, organizado pela Câmara Municipal de Alenquer, com a colaboração da CVRLX, visando premiar, divulgar e valorizar os vinhos alenquerenses, reconhecidos a nível nacional e internacional.

“Desde 2013, o município tem assumido o vinho e o enoturismo como um dos principais produtos de elevado potencial turístico. O Concurso de Vinhos faz parte de uma estratégia municipal de reconhecimento do mérito dos nossos produtores, criando um momento para publicamente se valorizar este produto endógeno único, ao mesmo tempo que se dão a conhecer as novas referências no mercado, com a finalidade de as fazer chegar aos nossos restaurantes”, sublinha Rui Costa, vereador com o pelouro da Cultura e Turismo.

O autarca enaltece o número de vinhos premiados no concurso, destacando a qualidade da produção local e as características que tornam os vinhos de Alenquer tão distintos.

“São marcados pela proximidade ao Oceano Atlântico, aspeto altamente diferenciador. De vinhas propositadamente expostas a Oeste, produzimos incríveis vinhos brancos com uma acidez inigualável que lhes prolonga a vida, com mineralidades únicas e que são ideais para acompanhar mariscos e peixes de toda esta região vitivinícola de Lisboa. Os nossos vinhos tintos, que também beneficiam da humidade marítima, são produzidos na área mais interior do concelho e, logo, mais influenciados pela temperatura mais quente e seca destes vales o que, associado aos nossos solos argilosos, conduz a néctares únicos numa combinação misteriosa entre as castas autóctones e as mais conhecidas castas francesas de grande implantação na nossa região”, explica Rui Costa.

Uma vez mais, o Concurso de Vinhos de Alenquer serviu de montra ao que de melhor se produz no concelho e na região.

A entrega dos certificados vai decorrer no dia 16 de setembro, pelas 20h, no auditório da Alma do Vinho, inserida no programa do festival que decorre entre 15 e 18 do mesmo mês.

Eis os vinhos premiados no VI Concurso de Vinhos de Alenquer:

Categorias

Vinhos Tintos
Ouro
- Quinta do Pinto Merlot & Syrah, 2017 – Quinta do Pinto
- Félix Rocha Premium, 2011, DOC Alenquer – Félix Rocha
- Quinta de Pancas Reserva, 2018 – Quinta de Pancas
- Pica Pau Reserva, 2019 – Quinta do Conde

Prata
- QSB, 2011 – Quinta de São Bartolomeu
- Puro Caves Rendeiro Escolha Merlot, 2015 – Caves Rendeiro

Vinhos Brancos
Ouro
- Quinta do Monte D’Oiro, 2021 – Quinta do Monte D’Oiro
- Quinta de Chocapalha Arinto, 2020 – Quinta de Chocapalha
- Quinta dos Plátanos DOC Branco, 2020 – Quinta dos Plátanos
- Quinta do Pinto Arinto, 2018 – Quinta do Pinto

Prata
- 5.ª do Lagar Novo, 2021 – Quinta do Lagar Novo
- CSL Arinto Oak, 2020 – Casa Santos Lima
- Fructus Leve – Adega Cooperativa da Labrugeira

Vinhos Rosés
Ouro
- Duas Uvas, 2021 – Quinta do Conde

Prata
- Quinta de São Cristóvão Rosé, 2021 – Félix Rocha

Vinhos Gastronómicos
Ouro
- Quinta de Vale Mourisco Syrah 2019 – Quinta de Vale Mourisco