FacebookRSS feed

Agrotec

Predicta GUARDIAN: IA a gerir explorações

O Predicta GUARDIAN, ao contrário de qualquer outra solução, é uma medida preventiva que permite uma manada mais saudável e reduz o risco de as vacas adoecerem com doenças de transição. Os decision makers podem agora tomar uma decisão mais fundamentada com base em dados, em vez de apenas suposições e experiência.

PREDICTA GUARDIAN

Um dos principais produtos da DDW é o Predicta GUARDIAN. «Utilizando os dados do software de gestão atual na exploração, o Predicta GUARDIAN analisa o contador/registo do leite, os dados de reprodução e muitos outros conjuntos de dados da lactação anterior de uma vaca para determinar as vacas secas em risco de doença(s) de transição. Os alarmes de risco destas vacas são enviados para o WhatsApp de um agricultor/veterinário 6 a 8 semanas antes do potencial aparecimento da doença. Estas previsões de risco de doença podem ser utilizadas pelos agricultores para executar protocolos de tratamento preventivo», explica o veterinário. Tanto o agricultor como o veterinário podem fazer uma melhor gestão das vacas secas e criar procedimentos operacionais normalizados na exploração.

DDW: O FUTURO DA PRODUÇÃO LEITEIRA

A Dairy Data Warehouse (DDW) é uma empresa especializada em dados sobre produtos lácteos que fornece soluções digitais para um futuro sustentável e rentável, para os produtores de leite e para as partes interessadas em todo o setor dos produtos lácteos. A empresa está presente em 39 países, incluindo Portugal. A DDW tem como objetivo criar uma indústria de lacticínios mais sustentável e rentável, fornecendo aos agricultores, consultores e empresas serviços de dados sobre lacticínios. «Os nossos dados abrangentes sobre explorações leiteiras, relatórios e modelos ajudam os agricultores a tomar melhores decisões para as suas explorações. As nossas ferramentas poderosas esclarecem questões complexas, para que possam levar as suas explorações a novos níveis de lucro e sustentabilidade a longo prazo. Extraímos dados de explorações leiteiras de todo o mundo. Transformamos os dados numa base de dados única. Estes são carregados nos nossos painéis de controlo e modelos de previsão facilmente acessíveis», explica Armin Pearn, médico veterinário e Head of Insights da DDW.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial permite que os agricultores: planeiem a produção de leite; selecionem os animais que irão preencher o seu potencial genético; obtenham uma lactação ótima por rebanho e por animal; gerem o inventário do rebanho; assegurem que o seu estábulo está cheio com os seus animais mais produtivos; minimizem o excesso de animais jovens criados na sua exploração; aumentem o tempo de vida produtivo dos animais; previnam doenças dispendiosas com alertas de risco para a saúde, várias semanas antes da ocorrência da doença; minimizem as perdas devidas a doenças com tratamento precoce, através de alarmes em fases muito iniciais de uma doença.

PROCESSAMENTO E PROTEÇÃO DE DADOS

O que os distingue de outras empresas é o «processamento de dados de qualidade superior sobre produtos lácteos, independentemente do software de origem que os agricultores estejam a utilizar. Fornecemos soluções de dados capazes de melhorar as ferramentas dos clientes», diz Fernando Mazeris, diretor-geral do Dairy Data Warehouse. A DDW trabalha com o princípio de que o fornecedor dos dados (na maioria dos casos, o proprietário da exploração) continua a ser o proprietário dos dados. Consequentemente, o proprietário decide exclusivamente se a DDW está autorizada a transferir e armazenar os dados da sua exploração na plataforma de dados de lacticínios da DDW e quem tem o direito de os visualizar. A DDW nunca apresentará dados individuais e não anónimos da exploração a ninguém que não tenha sido autorizado pelo agricultor.

COMO SER MAIS SUSTENTÁVEL?

Melhorando a saúde do rebanho, fazendo com que as vacas atinjam o seu potencial genético máximo e otimizando o número e o tipo de animais presentes na exploração, tornando-a assim mais produtiva. «A terra pode assim ser utilizada de forma mais sensata e produzido mais leite no mesmo espaço de terra. Isto, por sua vez, significa que a exploração será mais sustentável», explicam.

PRESENÇA EM PORTUGAL

«Estamos conscientes que existem muitas explorações leiteiras em Portugal e gostaríamos que os agricultores experimentassem o nosso produto inovador de forma a alcançar novos patamares nas suas explorações. O desafio será começar a penetrar no mercado e criar confiança. Em resposta a este desafio, estamos a oferecer um período experimental gratuito de dois meses para que as pessoas possam experimentar e sentir os benefícios em primeira mão.

Saiba mais