FacebookRSS feed

Agrotec

Portugal promove frutas e legumes na Alemanha

Portugal reforça os seus laços comerciais com a Alemanha no Congresso Alemão de Frutas e Legumes (DOGK). Alemanha é o 5º país de destino de fruta e hortaliça lusa.

fruta

A Portugal Fresh - Associação para a promoção de fruta, legumes e flores portuguesas, vai participar no VIII Congresso Alemão de Frutas e Legumes (DOGK), que se realiza em Düsseldorf, na Alemanha, nos dias 20 e 21 de setembro.

Nesta edição, focada no comércio online, o DOGK espera juntar cerca de 600 profissionais da grande distribuição alemã, com uma forte representação das principais cadeias.

A participação lusa inclui um stand onde será possível degustar novas receitas elaboras com os produtos estrela, entre os quais se destaca a pera rocha e os frutos vermelhos.

Para além disso, e como parte do programa oficial, o seu Presidente e CEO, Gonçalo Santos Andrade, vai fazer uma apresentação sobre as oportunidades que Portugal oferece aos seus sócios alemães.

«Portugal é a Califórnia da Europa. O único país na latitude sul com influência Atlântica onde é possível produzir alguns produtos estratégicos durante todo o ano. A disponibilidade de água e a qualidade do solo são outros factores que permitem a produção de fruta e legumes de elevada qualidade», destacou Gonçalo Santos.

Desde que foi criada em 2010, a Portugal Fresh trabalha para fomentar as exportações hortofrutícolas lusas, apoiando assim o crescimento económico do país.

O seu calendário promocional para 2018 inclui 19 ações, a decorrer em 13 países, tal como a Colômbia, Suécia, Dinamarca, Dubai, entre outros.

«O nosso programa é ambicioso e vamos estar presentes nos principais eventos e mercados internacionais, para os quais pretendemos aumentar as exportações portuguesas, tal com o México e a Colômbia», explica Gonçalo Santos, e acrescenta: «também pretendemos estabelecer acordos com novos mercados destacados, como por exemplo a China e a Índia, com quem ainda não celebrámos acordos de exportação».

O evento de Düsseldorf mostra a importância da Alemanha como sócio comercial de Portugal.

Desde 2015 que o país alemão é o quinto mercado de exportação para produtores portugueses, assumindo uma importância cada vez mais significativa.

À sua frente está Espanha, com 30,5% das exportações hortofrutícolas lusas (450 milhões de euros), seguida de França com 12,1% (178 milhões de euros), do Reino Unido com 9,4% (138 milhões de euros) e da Holanda com 8,2% (120 milhões de euros).

Desde que a Portugal Fresh participou, na qualidade de país convidado, na Fruit Logistica de Berlim em 2015, a Alemanha passou do 9º para o 5º lugar, com um aumento considerável nos números de exportação. Para 2018, Portugal pretende que a Alemanha suba ao terceiro lugar com um volume de negócios de mais de 100 milhões de euros.