FacebookRSS feed

Agrotec

Portugal entre os países que registaram pior recuperação da crise láctea de 2009

criseleiteNos últimos anos, os produtores de leite da UE viram as suas margens sofrerem importantes variações. Desde a crise de 2009, as margens brutas melhoraram, mas esta melhoria não foi igual em todos os países, segundo o relatório sobre as explorações lácteas que acaba de publicar a Comissão Europeia, com dados da Rede de Contabilidade Agrícola desde 2004 a 2011 e com previsões para 2012.

Em 2010 e 2011, a situação do setor lácteo melhorou na maioria dos estados membros da UE-27, com preços que chegaram ao pico de 349€/tn.

Porém, nem todos os países melhoraram ao mesmo ritmo. A Irlanda foi o país que melhor recuperou da crise, conseguindo dobrar o rendimento bruto. A Dinamarca, Holanda e Suécia também registaram recuperações muito positivas. Por outro lado, Portugal, Espanha e Finlândia são os países que saíram pior da crise. Os seus rendimentos brutos pioraram desde 2009. A razão deve-se ao facto de os preços do leite não terem aumentado de forma significativa nestes países desde 2009 e tiveram, para além disso, de suportar um aumento considerável dos custos de alimentação, que em Portugal e Espanha representa 65% do total de custos de produção.

Ler aqui.