FacebookRSS feed

Agrotec

PORBATATA na AGROGLOBAL

A PORBATATA irá marcar presença na AGROGLOBAL, que se realiza de 5 a 7 de setembro, em Valada do Ribatejo.

batata

A associação irá estar no certame com o objetivo de «dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nestes dois últimos anos, aliando a promoção de um produto nacional, saudável e diferenciado, à organização, defesa e representação de todo o setor da batata, de forma a criar num espaço comum, um ambiente de lazer e convívio que promova o debate, a troca de informação e a partilha de experiências, contribuindo para o enriquecimento geral de toda a fileira da batata em Portugal».

No dia 6 de setembro pelas 9h30 decorrerá as Jornadas Técnicas da Batata no auditório Companhia das Lezírias, com o tema Batata de Indústria – Tendências e Desafios.

Serão abordadas as condições, regras e exigências de produzir batata para a indústria, salientando as novas tendências, novos produtos e alternativas para quem produz e quer continuar a produzir um dos produtos agrícolas mais versáteis e apreciados em todo o mundo.

O público pode ainda visitar o campo de ensaio da Porbatata e apreciar as potencialidades das variedades plantadas, todos os dias do evento.

O campo foi plantado no início de maio com variedades de algumas das empresas de sementes presentes em Portugal.

O desenvolvimento da cultura decorre normalmente, com o apoio a nível de tratamentos fitossanitários da Sapec Agro e com os adubos ADP.

No dia 7 de setembro serão colhidas as batatas do ensaio de variedades, com recurso às máquinas da Grimme. A produção de batata daí proveniente terá como destino final, a SIA – Aperitivos, empresa que se dedica à produção de batata frita e outros aperitivos.