FacebookRSS feed

Agrotec

Porbatata lança selos de correio

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, acaba de lançar para o mercado selos de correio com a Miss Tata, a marca coletiva da batata portuguesa. No âmbito do Projeto de Internacionalização da Batata Portuguesa, a Porbatata desenvolveu um selo que, coloca a Miss Tata em circulação por “mares nunca antes navegados”. Valoriza todos: os defensores da produção nacional, os consumidores da batata portuguesa, os mais curiosos, os que ainda gostam de enviar uma boa carta e claro que, os filatelistas.

Porbatata

A emissão filatélica é composta por dois selos, um para correio nacional e outro para correio europeu, ambos com o valor facial de 0,20 gramas, numa primeira tiragem de 5000 selos.

A Miss Tata é nova, é fresca, é saudável e é a embaixadora das batatas portuguesas no mundo. Tem como missão divulgar as suas propriedades que conduzem a uma alimentação nutritiva, saborosa e equilibrada.

«Todos nós, quer a nível pessoal, quer profissional, passamos por momentos que gostaríamos de registar para sempre, neste caso, e com todo o orgulho que temos no que é português, temos a oportunidade de divulgar a batata portuguesa, um bem tão preciso e imortalizar a Miss Tata na história do setor e do país», afirma Sérgio Ferreira, Presidente da Direção da Porbatata.

Durante dois anos, a Porbatata tem em curso um projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos. França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola são os mercados considerados estratégicos.

Porbatata

Este projeto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Além da criação da marca própria coletiva, da qual o lançamento do selo de correio é uma das acções, estão previstas iniciativas como a presença em eventos internacionais e a realização de ações de promoção.

Em 2019, as exportações de batata somaram 28,5 milhões de euros. Os principais destinos foram Espanha, Alemanha, Holanda, Cabo Verde, França, Bélgica e Luxemburgo.

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais.