FacebookRSS feed

Agrotec

Politécnico de Coimbra integra a aliança europeia UNIgreen

O Politécnico de Coimbra está envolvido na criação de uma rede de universidades europeias na área da Agricultura Sustentável, Biotecnologia e Ciências do Ambiente e da Vida. A adesão formal ao consórcio de candidatura UNIgreen foi assinada no passado dia 17 de fevereiro na Academia de Pesquisa e Ensino Superior (ARES) em Bruxelas e contou com a presença do vice-presidente e da pró-presidente do Politécnico de Coimbra, José Gaspar e Maria João Cardoso.

Vice-presidente do Politécnico de Coimbra, José Gaspar, na assinatura da adesão ao consórcio UNIgreen.

O consórcio de instituições de ensino superior europeias inclui, para além do Politécnico de Coimbra, a Universidade de Almería, Espanha, coordenadora do projeto, a Universidade de Módena e Reggio Emília, em Itália, a Universidade de Agricultura de Plovdiv, da Bulgária, a Universidade de Agricultura da Islândia, a Haute-École de Liége, na Bélgica, a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia, Polónia, e o Instituto de Biotecnologia (Sup’Biotech) de Paris em França.

A aliança UNIgreen, “The Green European University”, tem como missão promover a excelência e capacitar os futuros profissionais e especialistas com competências necessárias para dominar a transição verde, reforçando simultaneamente as ligações e transferência de conhecimento entre a educação, a investigação, a inovação e a sociedade.

Para Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, este é mais um passo da instituição rumo ao futuro. “O estabelecimento de parcerias pelo mundo, que permitem partilhar saber e experiência, tornam-nos mais relevantes e capazes de estar melhor preparados para enfrentar as alterações a que o futuro nos vai obrigar”, afirma o responsável. Para Jorge Conde, cada vez mais vai ser preciso ensinar e aprender de forma diferente: “investigar, inovar e desenvolver são tarefas cada vez mais coletivas, multicêntricas e multinacionais”, refere.

A UNIgreen constituirá uma ampla rede de oportunidades para os docentes, designadamente ao nível da investigação e da participação em projetos interdisciplinares e internacionais, bem como ao nível de mobilidade para ensino e formação que abrangerá também os trabalhadores não docentes.

Os estudantes, por sua vez, terão a oportunidade de frequentar cursos desenvolvidos em conjunto pelas instituições de ensino envolvidas através de um futuro campus virtual que permitirá ensino virtual ou misto, e beneficiarão de condições específicas para estudar no exterior, enriquecer os seus conhecimentos linguísticos e aumentar a sua taxa de empregabilidade no final do curso. O ambiente profissional irá ainda beneficiar destas parcerias com realização de estágios e colaborações em áreas e de natureza diversa.

Maria João Cardoso, pró-presidente do IPC para as Relações Internacionais, explica que esta candidatura está a ser trabalhada há mais de um ano e que, entretanto, já produziu resultados concretos, uma vez que o mesmo consórcio viu recentemente aprovada uma parceria de cooperação financiada pela União Europeia também na área que hoje designamos por “verde”. “A Aliança UNIgreen é um projeto muito sólido que visa a excelência e reúne um conjunto de características, como o equilíbrio geográfico e a diversidade das instituições, que nos dão muita confiança na sua aprovação”, refere a responsável.

Este será um projeto internacional com previsível e relevante impacto no território, e que o Politécnico de Coimbra irá implementar em estreita ligação com os seus parceiros e a comunidade envolvente. A Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM), a Coimbramaisfuturo, a Dueceira, a ESN Coimbra e a Associação de Estudantes da ESAC (AE-ESAC) estão entre os parceiros associados à aliança UNIgreen.