FacebookRSS feed

Agrotec

Pesquisa transforma abelhas recém-nascidas

AbelhaUma nova técnica para a reprodução de abelhas sem ferrão transforma todas as recém-nascidas da colmeia em rainhas e pode facilitar a polinização de colheitas. Isso levaria à redução do custo das produções agrícolas e à melhoria da produtividade em até 40%.

O trabalho foi feito por investigadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na Amazónia Oriental, da USP (Universidade de São Paulo) e da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semiárido).

Com a nova técnica, seria possível produzir 2.000 rainhas por colmeia num mês, afirma Cristiano Menezes, da Embrapa Amazônia Oriental. Numa situação normal, cada colónia produz apenas duas abelhas-rainhas por mês.

Para multiplicar o número de rainhas produzidas, larvas de abelhas recém-nascidas recebem uma quantidade seis vezes maior de alimento – uma mistura de pólen com secreções de abelhas operárias – do que o normal. Dessa forma, todas as abelhas fêmeas superalimentadas tornam-se rainhas, algo que não aconteceria normalmente.

Para ler aqui.