FacebookRSS feed

Agrotec

Pegafit da Koppert oferece um controlo eficaz de formigas em árvores de citrinos e outras frutas

O produto Pegafit consiste numa cola elástica que, uma vez aplicada ao redor do tronco da árvore, cria uma barreira segura contra formigas e outros insetos rastejantes. Além disso, a barreira física criada pelo Pegafit também é eficaz na redução da incidência de várias pragas, como pulgões, largartas, entre outras.

Pegafit Koppert

Publireportagem

A aplicação do Pegafit, o novo produto da Koppert, cria uma barreira física que impede que os insetos indesejados subam até o cimo da árvore. Esta cola especial para árvores é à prova de água e as suas propriedades permanecem inalteradas por mais de oito semanas. O Pegafit não é tóxico e não deixa resíduos, não tem prazo de validade e é registado como Meio de Defesa Fitossanitária (MDF).

Protege a fauna auxiliar

O Pegafit oferece aos agricultores dois benefícios importantes. Em primeiro lugar, impede que as formigas subam, procurando no cimo da árvore outros insetos para se alimentar. Segundo, protege os inimigos naturais usados no controlo biológico de pragas do ataque das formigas. Na prática, o uso do Pegafit evita que o agricultor perca, devido às formigas, o investimento feito na libertação seletiva de inimigos naturais. Portanto, o Pegafit contribui para obter os melhores resultados nas estratégias biológicas de controlo de pragas, principalmente em frutas cítricas e em caroços.

O uso do Pegafit em frutas cítricas, sempre verdes, é recomendado ao longo do ano, embora seja mais aconselhável durante a primavera, o verão e o outono, que são os períodos com maior mobilidade das espécies a serem controladas. Nas árvores de fruta, os melhores resultados são obtidos com uma primeira aplicação quinze dias antes do início da germinação, após o final do inverno.

O controlo de formigas através do Pegafit é a alternativa mais eficaz aos sistemas de controlo químico, pois a maioria das substâncias ativas autorizadas tem vindo a ser proibida. Por outro lado, a formulação granulada dos inseticidas utilizados degrada rapidamente em condições climáticas adversas, enquanto a persistência do Pegafit estende-se ao longo do tempo, reduzindo o número necessário de aplicações. Para isso, deve-se acrescentar que a instalação do Pegafit é rápida, fácil, limpa e que o produto possui um alto desempenho.