FacebookRSS feed

Agrotec

Pegada de carbono em horticultura — uma revisão

Texto: Maria João Caldinhas, Maria Fernanda Pessoa, José Rafael Marques da Silva

Tecnologia em Agricultura de Precisão (mestrado em associação) Universidade de Évora FCT – Universidade Nova de Lisboa

O setor agrícola contribui entre 30 a 40% para a pegada de carbono (PC) global. Para diminuir este efeito negativo é fundamental avaliar o sistema produtivo e desenvolver técnicas mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. Este artigo pretende compreender que estudos já foram realizados em relação às culturas hortícolas e à sua PC, perceber qual o seu impacto nas alterações climáticas e como otimizar o sistema produtivo. O sistema LCA (avaliação de ciclo de vida) é um método que avalia os impactos da produção agrícola e quantifica a sua PC.

Apesar da escassa informação, os estudos indicam que a horticultura é das atividades agrícolas com menor impacto na PC e que o fator que mais contribui para as emissões é a energia utilizada para a rega das culturas. Este artigo também mostra quais as possíveis direções a seguir para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas nas culturas hortícolas.

É do domínio público que foi estabelecido no acordo de Paris (2016), e reafirmado na COP26, a diminuição das emissões de carbono (EC) e emissões de gases com efeito de estufa (EGEE) a nível mundial, para que seja possível travar o aumento da temperatura e as alterações climáticas. Portugal assumiu o objetivo da neutralidade carbónica até 2050. Assim, todos os sectores da sociedade, incluindo o setor agrícola, têm que estar empenhados neste objetivo. Alimentar 7,9 biliões de pessoas (UN, 2019), está a degradar os ecossistemas terrestres e aquáticos, a esgotar fontes de água e a contribuir para as alterações climáticas (Poore & Nemecek, 2018). A produção agrícola contribui entre 30 a 40% para as emissões dos GEE totais antropogénicas (Parajuli et al., 2018).

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 43 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Produção de batata".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt