FacebookRSS feed

Agrotec

PE reconhece o papel das cooperativas para lutar contra a volatilidade dos preços

O Parlamento Europeu aprovou uma importante Resolução relativa aos Instrumentos da Política Agrícola Comum (PAC) para reduzir a volatilidade dos preços agrícolas.

Os eurodeputados destacaram as cooperativas como instrumentos necessários para lutar contra a volatilidade e pedem que os produtores possam agrupar-se em torno das cooperativas, como entidades que concentram a oferta, fornecem valor adicional e permitem avançar na cadeia alimentar.

A Resolução também reconhece os esforços destas empresas por unir e ajudar os produtores a melhorar a sua posição na cadeia de valor, atenuando os efeitos da volatilidade excessiva do mercado.

As Cooperativas Agroalimentárias de Espanha valoriza muito positivamente o papel que Parlamento Europeu (PE), uma vez mais, reconhece às cooperativas como via para melhorar a posição dos agricultores e produtores na cadeia alimentar, pedindo medidas para a sua promoção.

O facto de o PE encorajar o desenvolvimento e crescimento das cooperativas é muito importante, tando em conta que a Comissão Europeia vai lançar as reflexões sobre a reforma da PAC em 2017, assim como as propostas para lutar contra as práticas comerciais desleais.

A resolução considera que a volatilidade dos preços também afeta negativamente a capacidade de investimento e criação de emprego na agricultura, o qual desincentiva a modernização, inovação e a mudança geracional.

Assinala também que o desenvolvimento de uma política comum europeia é vital para um setor como o agrícola, no qual recai a responsabilidade de garantir a segurança alimentar e que desempenha um papel chave na utilização dos recursos naturais e no desenvolvimento económico.

Em relação à PAC, os eurodeputados mostram a sua preocupação pela redução progressiva dos recursos ao longo dos anos, em particular, os destinados aos mecanismos de gestão de mercado, abrindo a perspetiva de uma renacionalização da PAC e a igualdade de condições na União Europeia.

O PE solicitou ainda à Comissão Europeia que crie um quadro legislativo que proíba as práticas comerciais desleais na cadeia alimentar, algo que também está explícito na Informação sobre a Comunicação das práticas comerciais desleais, aprovado no início do ano.

Fonte: Agrodigital