FacebookRSS feed

Agrotec

PDR 2020: aprovados mais de 14 mil projetos de €2,2 milhões

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) aprovou mais de 14.400 projetos de investimento, correspondentes a um investimento total superior a 2,2 milhões de euros e a apoios de 1,1 milhões de euros, anunciou o Ministério da Agricultura.

pdr

Em comunicado, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural destaca que os 1.127 milhões de euros já pagos aos agricultores portugueses desde o início do programa colocam o PDR2020 num nível «320% acima do valor obrigatório de execução».

«Portugal é já o terceiro Estado-membro da União Europeia no que respeita à execução do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), destinado à agricultura», refere, avançando que «atrás de Portugal, na União Europeia, estão países como a Alemanha, França, Itália ou Espanha, apenas tendo melhor resultado a Irlanda e a Finlândia».

Segundo adiantou à agência Lusa fonte do Ministério da Agricultura, das candidaturas aprovadas, «cerca de 6.000 dizem respeito exclusivamente a apoios aos jovens agricultores, que beneficiam de um apoio público global de mais de 400 milhões de euros».

«Os restantes projetos distribuem-se pelas diferentes medidas do Programa de Desenvolvimento Rural, com especial incidência nas medidas de investimento nas explorações agrícolas, que absorveram já apoios na ordem dos 145 milhões de euros», acrescenta.