FacebookRSS feed

Agrotec

Parlamento Europeu aprova mecanismo para proteger produtores de banana europeus

O Parlamento Europeu aprovou um mecanismo de salvaguarda para proteger os produtores de banana europeus na sequência da adesão do Equador ao acordo comercial entre a União Europeia e a Colômbia e o Peru.

banana

As novas regras, já negociadas com o Conselho da União Europeia (UE), introduzem um alerta precoce para antecipar e reagir melhor ao aumento das importações e evitar perturbações no mercado europeu.

O Equador é o principal exportador de bananas para a UE e os principais produtores europeus são a Espanha, a França e Portugal, em particular a região ultraperiférica da Madeira e também nos Açores.

O regulamento aprovado por 544 votos a favor, 78 contra e 21 abstenções estende ao Equador o atual mecanismo de estabilização para as bananas, em vigor desde 2013.

As novas regras preveem um melhor acompanhamento e controlo da evolução das quantidades e dos preços das importações e do seu impacto no mercado europeu.

Haverá um «alerta precoce» quando os volumes de importação atingirem 80% do limiar de desencadeamento do mecanismo de estabilização.

Fonte: Lusa