Países escandinavos e bálticos pedem maior simplificação da PAC
Uma delegação de países escandinavos e bálticos pediram na reunião do Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia uma simplificação da Política Agrícola Comum, reduzindo o número de normas, já eu estas geram muita burocracia administrativa e custos adicionais.
Esta iniciativa, promovida pela Dinamarca, Suécia, Finlândia, Lituânia, Letónia e Estónia centra-se na legislação secundária e no período após 2020.
Estes países indicaram que a subsidiariedade e a proporcionalidade deveriam ser os princípios que guia a simplificação da Politica Agrícola Comum (PAC) e também insistiram que a legislação deveria ser mais fácil de entender e de implementar por parte da administração e dos produtores.
No entanto, os mesmos consideram que a curto prazo já de podem fazer uma série de melhorias na legislação secundária a aplicar antes da futura reforma da PAC, tendo em conta três princípios: uma abordagem mais equilibrada para a gestão; mais baseados no risco para os controlos e reduzir o número de normas da PAC, iniciativas que já tiveram o apoio de alguns países.
Fonte: Agrodigital