FacebookRSS feed

Agrotec

Pagamentos ao setor agroflorestal em agosto somam mais de 36 milhões de euros

 No final do mês de agosto de 2021, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP) procedeu a pagamentos ao setor agroflorestal no montante total de cerca de 36,7 milhões de euros.

Destacam-se 21 milhões de euros em medidas de Investimento, que resultam da execução do PDR2020, e 3,5 milhões a título de adiantamento no âmbito das medidas de mitigação dos efeitos da COVID-19.

Salientam-se, ainda, 9,2 milhões de euros em pagamentos do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), distribuídos em 7,2 milhões de euros para o Novo Regime da Vinha, 1 milhão de euros para o Seguro Vitícola de Colheitas e 1 milhão de euros para a Destilação de Subprodutos da Vinificação.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sublinha que “não obstante as restrições na atividade económica serem agora menores, o Ministério da Agricultura irá manter os apoios ao setor, de forma a garantir que a atividade agrícola e as cadeias de abastecimento continuam o excelente desempenho que têm vindo a demonstrar. Recordo, a este respeito, os dados apresentados recentemente pelo INE, referentes às Estatísticas Agrícolas de 2020, que revelaram que o setor agrícola teve uma resiliência que não foi patente noutros setores, tendo registado um aumento das exportações e uma diminuição das importações.”