FacebookRSS feed

Agrotec

PAC: livro branco propõe reformas

O Think Tank MOMAGRI publicou, no dia 31 de agosto, um livro branco, com o título “Un nouveau cap stratégique pour la PAC”, que propõe uma reforma profunda e audaciosa da Política Agrícola Comum (PAC).

No livro considera-se que a atual PAC está completamente desajustada da realidade mundial, pois todos os países estão a afectar recursos para defender o rendimento dos agricultores, face à volatilidade dos mercados, enquanto a União Europeia continua a insistir em ajudas desligadas, que não resolvem os problemas, como é o caso da crise do leite e está a levar os agricultores ao fundo.

A grande crítica centra-se nas ajudas desligadas, que são dadas aos setores, independentemente de estarem em crise ou não e não vêm ajudar quando efectivamente existe crise profunda em alguma atividade agrícola.

São preconizadas uma série de medidas contra cíclicas, que visam proteger os agricultores da forte volatilidade dos mercados.

Destas medidas, destacam-se:

- Ajudas em altura de crise, compensando os agricultores, tendo como base não o preço que o agricultor tem nesse momento, mas sim o preço médio representativo nos últimos meses nos mercados de referência;

- Um reconhecimento e compensação pelo papel social do agricultor na Europa;

- Instituir um preço de equilíbrio por produtor sem intervenção no mercado físico, permitindo os mercados flutuar livremente entre um plafond máximo e o de equilíbrio.

Fonte: Agroinfo