FacebookRSS feed

Agrotec

PAC: consulta pública recebeu 322 mil contributos

pac

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, divulgou os resultados da consulta pública sobre o futuro da Política Agrícola Comum 2020, que esteve aberta entre 2 de fevereiro e 2 de maio.

Esta consulta recebeu 322 mil contributos, na sua grande maioria, 258.575 respostas no âmbito da campanha “Terra Viva”, implementada por um consórcio de Organizações Não Governamentais (ONG) ambientais europeias, tendo sido considerado apenas uma resposta por organização, pelo que após a eliminação das publicações ficaram 58.520 mil respostas, das quais, 21.386 são de agricultores, 27.893 de cidadãos comuns e 9.241 das organizações profissionais.

Mais de metade das opiniões, cerca de 32.506, o que supõe 56% da Alemanha, seguida pela França, com 6.666, 11% e a Espanha, o quarto país, com 3.009 respostas, correspondente a 5% do total.

A maioria dos inquiridos, 88 por cento, reconhecem que os rendimentos agrícolas são inferiores à média da União Europeia (UE) e que os agricultores recebem apenas uma pequena quantidade do preço pago ao consumidor final na compra dos alimentos, 97%, com 66% a considerarem que o apoio direto é a melhor forma de manter os rendimentos dos agricultores.

Grande parte dos inquiridos, 90% , consideram que uma política agrícola a nível europeu tem um valor adicional real em garantir condições de igualdade no mercado único e de resposta perante os desafios, como a proteção do ambiente, 85% e a luta contra as alterações climáticas, 73%.

A consulta revelou ainda a necessidade de manter a coesão económica, social e territorial em toda a UE, 86%, assim como 91% considera importante um quadro comum de intercâmbio de melhores práticas.

Fonte: Agrodigital  

Foto: Liviu - Rabac