FacebookRSS feed

Agrotec

Ovibeja 2021 assinala o evento com feira virtual

A 37ª edição da Ovibeja assinala-se em 2021 com a realização de uma feira num formato moderno, com recurso a tecnologias de informação e comunicação e com diversas atividades agendadas para os dias 22 e 23 de abril de 2021.

Ovibeja 2021

O programa da feira, que está em construção, não terá expositores nem espectáculos, mas já é possível adiantar que vão ser realizadas atividades em formato misto, online e presencial, sempre no respeito pelas normas de higiene e segurança definidas pela autoridade sanitária nacional.

Em formato 3D, a feira vai integrar os espaços conhecidos de todos, o Pavilhão Institucional, o Pavilhão Sabor Alentejo, a Arena do Azeite, o Pavilhão da Pecuária, o Campo da Feira. Tudo reunido numa plataforma digital, de acesso livre, para acompanhamento a partir de casa, com possibilidade de visita virtual, tal como explica Claudino Matos, diretor-geral da ACOS, avançando que no dia 22 à noite, está agendado «um pequeno concerto» com artistas da região dedicado ao cante alentejano.

Aos mais jovens ligados à agricultura vão ser propostos desafios, via net e presenciais, que apelem às suas competências técnicas (práticas e teóricas), atitudes colaborativas, gestão de risco, capacidade de organização, de liderança e de partilha.

Com o objetivo de suscitar a discussão e o debate, junto de agricultores e produtores pecuários, estudantes, investigadores, políticos, a 37ª Ovibeja vai organizar conferências web sobre agricultura, pecuária, alterações climáticas e biodiversidade, olival e regadio, a nova PAC, entre outras áreas de relevância para o setor.

A 37ª Ovibeja vai integrar ainda a realização do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que já está a receber amostras de azeite até dia 19 de Março. Entre os objectivos do concurso - um dos melhores cotados a nível mundial - e da Ovibeja, contam-se a aposta na qualidade, no potencial de mercado e na capacidade de inovar com sustentabilidade.

A organização da Ovibeja é da responsabilidade da ACOS, Associação de Agricultores do Sul com cerca de dois mil associados em todo o sul do País e com serviços destinados a todo o setor agrícola, pecuário e florestal. A Ovibeja é um meio de dar a conhecer e projetar o que se faz no campo e como se faz, promover a partilha de experiências e de conhecimentos, contribuir para a visibilidade e o desenvolvimento de “Todo o Alentejo deste Mundo”.

«Porque a vida no campo não para, porque os agricultores continuam a produzir os alimentos que vão à mesa de todos nós, a 37ª Ovibeja vai mostrar de que se faz a “Agricultura ConsCiência”», frisa a ACOS, entidade organizadora do certame.