FacebookRSS feed

Agrotec

Orientar a agricultura para a Era espacial

Os seres humanos começaram a cultivar o solo há cerca de 10 000 anos, por isso, nos dias que correm, já deveríamos ser muito bons nisto.

No entanto, preocupações ambientais, sustentabilidade, cotas, subsídios e burocracia tornam a agricultura mais desafiadora do que nunca.

Os satélites oferecem uma solução para muitos desses problemas, mas como pode o agricultor comum atingir o seu potencial?

Os satélites das missões europeias da ESA, como os Copernicus Sentinel e os SMOS, assim como o próximo Florescence Explorer, FLEX, fornecem uma riqueza de informações sobre condições de crescimento e vigor das culturas, que podem ser usadas para melhorar a eficiência agrícola.

Mas os dados dos satélites são apenas o ponto de partida – estes devem ser transformados em aplicações fáceis de usar, de modo a ter qualquer valor real para os agricultores.

agricultura

Humidade do solo na Holanda

Ger Nieuwpoort, diretor do Gabinete Espacial dos Países Baixos, considera que «existe claramente um grande potencial para que a observação da Terra seja explorada muito mais do que é atualmente. Por exemplo, vemos um fosso entre organizações que desenvolvem satélites extremamente sofisticados e pessoas, no campo, que lidam com subsídios agrícolas. Ironicamente, no mundo da agricultura, a diferença entre dados brutos e possíveis usuários finais é uma área, em grande parte, “não cultivada”».

Apesar de pequeno, os Países Baixos são um dos maiores exportadores mundiais de produtos agropecuários, e um país que adota técnicas cada vez mais sofisticadas para manter o negócio eficiente e sustentável.

Um seminário recente no Gabinete Espacial dos Países Baixos atraiu representantes da comunidade agrícola, consultores, empresas que transformam dados em produtos utilizáveis e cientistas.

Maurice Borgeaud, diretor do Departamento de Ciência, Aplicações e Clima do Observatório da Terra da ESA, refere que «o seminário atraiu uma grande variedade de intervenientes, ressaltando que os dados de observação da Terra não são utilizados apenas para a ciência e para desenvolver aplicações, mas também para o mercado comercial a jusante e, portanto, desempenham um papel cada vez mais importante nos negócios e na economia».

agricultura

As missões Sentinel estão a revolucionar a forma como os dados de satélite são usados para fins práticos, como a agricultura. Não só as suas observações são precisas e sistemáticas, mas são também gratuitas – e, mais importante, continuarão a sê-lo nos próximos anos. Saber que haverá essa continuidade é essencial para modelos de negócios, investimentos e planeamento para o futuro.

Susanne Mecklenburg, da ESA, acrescenta que «os satélites de Exploração de Terra, como SMOS e FLEX, também são importantes porque, embora sejam essencialmente construídos para a ciência, demonstram novas tecnologias espaciais que podem ser desenvolvidas para fins mais “operacionais”».

Com as óbvias vantagens que a observação da Terra pode trazer para setores como a agricultura, há um número crescente de empresas de “valor acrescido” que se especializam em obter dados de satélite e transformá-los em produtos comerciais que podem ser usados pelos agricultores.

Richard de Jeu, da empresa holandesa de valor acrescentado VanderSat,garantem que «as medições da humidade do solo, como as obtidas a partir da missão SMOS, são indispensáveis para avaliar a disponibilidade de água. Essas empresas podem usar essas medições para dar aconselhamento aos agricultores sobre a irrigação, avisá-los contra a seca ou o stresse hídrico e ajudar a melhorar as suas previsões de produção de culturas. A provisão contínua desses dados é essencial, tanto para empresas como para agricultores».

O coorganizador do seminário, Tamme van der Wal, da AeroVision BV, acrescentou: «os satélites estão a tornar-se parte de um sistema de monitorização integrado e o seminário mostrou que todos os agricultores, bancos e administrações podem sair beneficiados».

A ESA também está a fazer um esforço considerável para garantir que os dados de satélite sejam explorados com todo o seu potencial, através de uma série de plataformas de exploração temática. Aqui, a ideia é disponibilizar informações aos não especialistas, juntamente com as ferramentas e os recursos de que precisam – e fundamentalmente, tornar isso acessível a partir de um só lugar.

Os satélites são, sem dúvida, cada vez mais relevantes para a vida quotidiana. E graças a um setor crescente no mundo empresarial, juntamente com os esforços das agências espaciais e da UE, a era espacial traz mais e mais benefícios para uma das nossas profissões mais antigas – a agricultura.

Fonte: Portal do Jardim