FacebookRSS feed

Agrotec

Ondina Afonso é a convidada do próximo workshop EQUAL RURAL

Evento decorre a 21 de abril em formato online. A AJAP integra o projeto ‘EQUAL RURAL‘, em parceria com a INOVTERRA, cujo objetivo é a promoção do papel das mulheres na agricultura e enquanto empresárias agrícolas.

A 21 de abril terá lugar mais um workshop online dedicado ao tema, com início marcado para as 16h00. 

Para assistir ao workshop basta aceder ao link e inscrever-se aquiEm alternativa pode enviar um email para: inovterrasocial@gmail.com.

A convidada deste workshop é Ondina Afonso, Engenheira Alimentar e Presidente do Clube de Produtores Continente acumulando com o cargo de Diretora de Qualidade e Investigação na empresa MC Sonae.

É Presidente do Comité Alimentar no EuroCommerce e do Comité Técnico da Cadeia de Custódia do GlobalG.A.P..

Durante dez anos foi coordenadora dos Serviços de Tecnologia e Inovação e docente na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretora Executiva da PORTUGALFOODS entre 2009 e 2016.

Desde 2003 é convidada pela Comissão Europeia para participar na avaliação de Projetos Europeus de Investigação & Inovação e, recentemente em grupos de trabalho, no âmbito da Estratégia Europeia do Prado ao Prato. Fez parte do grupo de peritos do Comité Científico, Técnico e Economico para as Pescas da Comissão Europeia, onde trabalhou na revisão das normas de comercialização pela introdução de critérios de sustentabilidade para a aquacultura.

Valorizar as mulheres do Mundo Rural

Recorde-se que o ‘EQUAL RURAL’ é um projeto centrado nas mulheres no setor agrícola e tem como objetivo estudar, desenvolver e promover a sua participação e representação em todos os postos do setor, incluindo aqueles que se relacionam com lugares de liderança e de tomada de decisões, beneficiando inclusive nas mesmas condições (por exemplo, igualdade salarial). 

Este projeto de intervenção incide, primeiramente, sobre a identificação de práticas/medidas que possam impulsionar a sua participação e representação e que cessem com situações de discriminação e desigualdade; depois, sobre a sensibilização, reconhecimento e valorização do papel e trabalho desenvolvido pelas mulheres no setor agrícola; e por fim, sobre a capacitação das mulheres em áreas em que estas sentem dificuldades ou para as quais não estão devidamente capacitadas.

Mais informações sobre o projeto aqui.