FacebookRSS feed

Agrotec

OMC recebe recorde de queixas sobre segurança alimentar e sanidade animal e vegetal

O Comité da Organização Mundial do Comércio (OMC), relativo à segurança alimentar e sanidade animal e vegetal recebeu um número recorde de queixas relacionadas com preocupações comerciais específicas, das quais 11 são novas e 12 já consideradas antigas.

Estas preocupações cobrem uma variedade de medidas de importação que afectam o comércio de produtos variados, desde a fruta à carne e mariscos, entre outros, com acções que vão desde a proibição das importações e o encerramento de portas, ao uso dos laboratórios de ensaios e certificação.

Dentro das preocupações, destaque para os novos alimentos, considerados como tais pela legislação comunitária mas com uma grande história de utilização em outros países. Peru, Equador, Costa rica, Colômbia, Chile, Cuba e El salvador são os que levantaram esta questão.

Outras a destacar são a proibição por parte da China do salmão norueguês, devido à presença de microorganismos patógenos e resíduos de medicamentos veterinários, a certificação por terceiros e as restrições coreanas aos produtos de pesca japoneses após o acidente de Fukushima.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)