FacebookRSS feed

Agrotec

Últimos dias para apresentação das candidaturas à 2ª edição do TalentA

O Programa TalentA, iniciativa promovida pela CAP, com o apoio da Corteva Agriscience, empresa de referência no setor agrícola em tecnologia de sementes sob a marca comercial Pioneer®, proteção de culturas e agricultura digital, prepara-se para encerrar o período de inscrições para a 2ª edição do programa em Portugal a 31 de janeiro.

O programa nasceu em Espanha em 2019 e chegou a Portugal em 2020 com o objetivo de destacar o papel fundamental que as mulheres rurais desempenham no setor agrícola e apoiá-las no desenvolvimento dos seus projetos.

A primeira edição foi um sucesso absoluto no nosso país, tendo acolhido mais de 90 candidaturas de onde saíram 3 vencedoras: Sónia Brito foi a grande vencedora com a “SR Berry”, um projeto que nasceu no Algarve e que tem como objetivo alargar a capacidade de produção de diospiros. Gilda Preto, prémio finalista com o projeto de biotecnologia para a propagação de plantas in vitro e Aline Domingues, com o projeto “Menina d´uva”, que recupera vinhas velhas que têm entre 30 e 65 anos, localizadas na região de Vimioso, para produção de vinho biológico.

Última chamada para mulheres rurais com sonhos e ideias empreendedoras

É uma oportunidade para todas as mulheres rurais! Podem concorrer a este programa mulheres com projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (exceto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica) e com projetos em fase inicial, de planeamento ou já implementados em ambientes rurais, que pretendem dar início uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm. Para participar, as interessadas devem fazer a sua candidatura através do site www.programatalenta.pt até 31 de janeiro de 2022. No site estão disponíveis todas as informações e etapas necessárias para concluir o processo de envio das inscrições.

Após o período de inscrições, os projetos submetidos são avaliados por um júri especializado, com base em critérios como inovação, combate à desertificação, impacto e sustentabilidade, empoderamento económico e possibilidade de réplica do modelo de negócio.

As vencedoras obtêm formação na área agrícola e tecnologias aplicadas à agricultura, acesso a formações da Confederação dos Agricultores de Portugal e ainda apoio no marketing e divulgação dos seus projetos, conferindo-lhes maior visibilidade. O 1ª lugar recebe ainda um apoio financeiro de 5.000€ para investir no seu modelo de negócio.

As vencedoras serão anunciadas pela Corteva e pela CAP na semana de 8 de março de 2022, quando se assinalada o Dia Internacional da Mulher.