FacebookRSS feed

Agrotec

Oceano Fresco & Digidelta Software criam plataforma digital inovadora para produção de bivalves em maternidade

Já arrancaram as reuniões de trabalho do consórcio Oceano Fresco & Digidelta Software que irá criar uma plataforma digital inovadora projetada para a produção de bivalves em maternidade.

bivalves

Trata-se de um projeto de digitalização na aquicultura para a otimização da produção de espécies nativas de bivalves, que aplica os princípios da indústria 4.0.

A Oceano Fresco irá construir um Centro BioMarinho na Nazaré, onde irá funcionar uma maternidade de espécies nativas de bivalves de elevado valor gastronómico e comercial – amêijoa-boa e amêijoa-macha.

O objetivo é produzir e melhorar estas espécies de bivalves, com o auxílio de ferramentas de cultivo e biotecnologia inovadoras, que permitam o desenvolvimento de variedades de bivalves com desempenho superior para os aquicultores.

Para isso contará com uma aplicação desenvolvida pela Digidelta Software, parceiro TIC do projeto, que irá permitir uma recolha e análise de dados que geram alertas e comandos. A plataforma irá permitir otimizar a produção da maternidade no dia-a-dia e o desenvolvimento de modelos preditivos de otimização e aceleração da produção.

Este consórcio conta com o apoio do Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro do Governo Português, que tem como finalidade financiar a Economia do Mar e que está a apoiar 5 projetos, num total de 205 candidaturas. O custo total da operação é de 499.989€ com uma comparticipação do Fundo, reembolsável, de 90% do investimento elegível.

A Digidelta Software é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software multi-disciplinar que detém uma longa experiência na criação de soluções inovadoras por medida para diversos setores de negócio com especial foco nas aplicações para entidades governamentais, nas áreas da saúde animal, gestão de fundos comunitários e gestão da produção animal.

Criada em 1989, a Digidelta Software tem conseguido cultivar relações duradouras com diversas entidades governamentais. O PISA.net é um dos principais produtos e foi selecionado pelo Governo Português como o sistema oficial para a gestão da saúde animal em todo o território nacional. Após uma implementação de sucesso em Portugal a Digidelta Software teve já a oportunidade de desenvolver projetos de saúde animal e rastreabilidade para as entidades oficiais de Marrocos e Botswana, nomeadamente o SNIT.maroc e o BAITS.botswana.

Mais informação aqui.