FacebookRSS feed

Agrotec

Observatório da Prevenção de Resíduos: 13 719 toneladas de bens materiais reaproveitados

Em 2017, sete entidades juntaram-se à Lipor para criar o primeiro Observatório na área da Redução e Reutilização de Resíduos.

LIPOR

O Observatório integra-se na Estratégia de Prevenção de Resíduos e pretende traduzir em números o resultado do esforço de todos os Parceiros, da LIPOR e Municípios Associados no combate ao desperdício e no incentivo à reutilização, minimizando a produção de resíduos.

Abrangendo os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e económico, em 2020, a empresa conseguiu que 13 719 toneladas de bens materiais fossem reaproveitadas, transformadas ou valorizadas localmente, correspondendo a 684 034 € evitados com o tratamento destes resíduos e a 2 872 t emissões de CO2eq evitadas, o equivalente a 19 802 viagens aéreas, ida e volta, entre Porto e Lisboa!

Hoje, a área de intervenção da LIPOR, é composta por 15:

Alexandra Arnóbio—Upcycling Projects; Associação Dariacordar—Zero Desperdício; Banco Alimentar do Porto; Centro Social de Ermesinde; Entrajuda; Fruta Feia - Delegação do Porto; Fruta Feia – Delegação de Matosinhos; Goodafter; Refood - Núcleo Maia Centro; Refood - Núcleo de Ermesinde; Refood - Núcleo Senhora da Hora; Refood - Núcleo Leça da Palmeira; Too Good To Go; Vintage for a Cause e LIPOR.

Juntos, com propósitos distintos, mas em prol de um objetivo comum: promover uma economia circular, onde as parcerias são o elemento-chave.

Saiba mais sobre a iniciativa visitando o site.